O líder do executivo madeirense considera que “correu tudo bem” no início do alargamento do horário do dever de confinamento. “Ontem houve uma grande afluência de pessoas ao norte da Madeira e outras zonas fora do Funchal, mas a informação que tenho é que correu tudo bem, os restaurantes e bares cumpriram as normas”, declarou aos jornalistas. No entanto, declinou aumentar o período de funcionamento de restaurantes e bares neste momento: “É bom gozarmos aquilo que temos, antes de entrarmos em novas aventuras”, declarou.
Miguel Albuquerque falava à margem da apresentação da iniciativa “Madeira Digital Health and Wellbeing”, que se realizou no piso 0 do Forum Madeira.
Segundo o presidente do GR, “estas são tecnologias de ponta que vamos passar a utilizar nos serviços de saúde e nos centros sociais. A ideia é este projecto piloto alargar-se a toda a Região”. O governante explicou que o dito projecto coloca a RAM em ligação com cerca de 20 hospitais europeus, e que esta é a primeira vez que esta tecnologia é aplicada em Portugal.
A inteligência artificial integrada nesta tecnologia ajuda o médico dos cuidados intensivos, dando-lhe uma capacidade reforçada para o bom tratamento do doente. “O próprio monitor [electrónico] consegue detectar no corpo do doente as carências básicas, em cada momento, se é preciso mais ou menos oxigénio, por exemplo… Por outro lado, as pessoas, através do kit que têm em casa, podem controlar os seus próprios dados de saúde, medir a sua tensão, estarem em ligação directa com os centros de saúde…”, exemplificou.
Para o presidente, este tipo de projectos vem aumentar a eficácia dos tratamentos de saúde e facilitar muito a vida aos prestadores de saúde.