“Voo à Fantasia” e Grupo de Teatro da HBG no penúltimo dia do Festival Regional de Teatro Escolar

O grupo “Voo à Fantasia”, da Escola BS Padre Manuel Álvares, apresentou fragmentos da obra “O Principezinho”, de Antoine de Saint Exupéry.

O Festival Regional de Teatro Escolar Carlos Varela, dinamizado pela Escola Secundária Jaime Moniz, caminha para a reta final. O grupo “Voo à Fantasia”, da Escola BS Padre Manuel Álvares, apresentou às 8h00 de hoje uma interpretação de fragmentos da obra “O Principezinho” de Antoine de Saint Exupéry.   Apesar da bela flor que possui, o Principezinho experimenta a solidão e, por esse motivo, decidiu viajar à procura de amigos. É a sabedoria da Raposa que vai desvendar a verdadeira lição sobre a amizade.

O grupo de teatro da HBG.

O Grupo de Teatro da EB23 Horácio Bento de Gouveia, vencedor da edição do ano anterior, trouxe às 8h15 “Esquadra de polícia”, onde se revelam alguns problemas de comunicação num dia de trabalho. Às 8h30, apresentou-se Entreatos III com testemunhos de antigos alunos dos vários grupos.

Maria da Conceição Gonçalves, da Direção da Associação Contigo Teatro.

Para encerrar os trabalhos da quinta-feira, o painel “O Teatro e o desenvolvimento de competências”, moderado por Luís Lobo Pimenta, reuniu Maria da Conceição Gonçalves, da Direção da Associação Contigo Teatro; Valério Fernandes, ator na Associação Contigo Teatro, e Xavier Miguel, Diretor Artístico do Teatro Bolo do Caco.  Os participantes sublinharam que o teatro melhora competências ao nível da comunicação, do relacionamento com o outro, enleva a autoestima e a consciência corporal e, particularmente na adolescência, permite a descoberta de potencialidades, fornecendo ferramentas para o futuro quer através do acesso a textos e novas leituras, quer através de mecanismos que introduzem o aluno numa política da socialização. Sendo a educação artística fundamental na formação do indivíduo, sublinhou-se a importância de dar seguimento ao Decreto-Lei 55/2018, de 6 de julho, no que diz respeito à possibilidade de as escolas terem ofertas complementares, através da criação de novas disciplinas no ensino básico. O apelo que se faz aos alunos é o de que reivindiquem o seu direito a uma educação artística variada, que possa contemplar diferentes artes, incluindo a arte de representar.

O XXIX Festival Carlos Varela  festival acontece integralmente online no canal do Youtube  O Moniz – Carlos Varela (https://bit.ly/3exrk6b).  Amanhã, terá lugar às 11h00 a cerimónia de encerramento com os agradecimentos e atribuição de prémios.