Tecnologia em Saúde no contexto pandémico envolve governantes

Os secretário regionais da Saúde e Protecção Civil, e da Economia, respectivamente, Pedro Ramos, e Rui Barreto, participaram na tarde de hoje, num “webinar” subordinado à temática ‘Tecnologia em Saúde no contexto pandémico’. A iniciativa foi promovida pela Premivalor no âmbito do projecto de parceria H-INNOVA -Health Innovation Hub, e envolve o Governo Regional da Madeira, informam as instâncias governamentais.

Na ocasião, o secretário regional da Economia defendeu que Madeira tem condições tecnológicas, ambientais e de segurança, favoráveis ao desenvolvimento de ecossistemas de negócio sustentáveis e globais em diversas áreas. “Há um ambiente económico estimulante e propício ao investimento”, sublinhou Rui Barreto.

O governante apresentou a Região como local privilegiado para a inovação e para os empreendedores trabalharem e viverem num ambiente “inspirador e seguro”, tendo sublinhado necessidade, cada vez maior, de iniciativas de inovação colaborativas juntando universidades, centros de investigação, instituições públicas e organizações/empresas numa abordagem integrada, reza uma nota oficial.

Rui Barreto  considera que os projectos empreendedores e os negócios inovadores, na área da Saúde e do bem-estar, são fundamentais para o desenvolvimento futuro da Região.

Por sua vez, o secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos realçou o significado desta acção e o facto de estarem neste momento associadas ao H-INNOVA 81 instituições, universidades e centros de investigação o que no seu conjunto potenciarão o novo Hospital Central da Madeira, “como uma referência para uma vertente de “Data Science” o que poderá ser alavancado com a existência de um “Data Lake” para a área da Saúde que permita a realização de investigação científica em áreas estratégicas”.

Esta é uma iniciativa do Governo Regional da Madeira em parceria com a PremiValor Consulting e outras empresas de referência, em colaboração com Universidades nacionais e internacionais, sublinha-se.

O H-INNOVA – Health INNOVAtion HUB é um “acelerador de inovação para a área da saúde que tem como objectivo contribuir para a implementação de projetos inovadores através de um ecossistema de incubação de ideias, constituído por entidades públicas e privadas de referência no sector da saúde”.