Ministra da Cultura vem entregar medalha a Lourdes Castro

Com Rui Marote

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, chegará à Madeira no domingo, para entregar, no dia seguinte, a Medalha de Mérito Cultural atribuída pelo Ministério nos finais de 2020 a Lourdes Castro, pelo seu “contributo incontestável para a cultura portuguesa”. O prémio foi anunciado em Dezembro último, no dia em que a artista plástica madeirense completou noventa anos de idade.

Lourdes Castro é uma prestigiada artista madeirense que está representada em grandes colecções nacionais e internacionais, e tem um lugar por direito próprio na arte contemporânea portuguesa.

O FN soube que Graça Fonseca deverá dirigir-se à casa onde vive a artista, no Caniço de Baixo, para lhe entregar esta distinção, que foi anunciada a 9 de Dezembro do ano transacto.

Esta criadora foi uma das figuras que esteve envolvida na criação da revista KWY, com René Bertholo e outros. É sobejamente reconhecida pelo seu trabalho no domínio das sombras.

Graça Fonseca deverá depois ir para o Porto Santo, onde participará num colóquio com historiadores, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia.

A RTP Madeira avançou esta notícia hoje no seu site na Internet, em primeira mão, tanto quanto nos apercebemos.