IVBAM realiza novo curso de embutidos em madeira

O Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) deu início a uma nova formação na área dos embutidos em madeira, a arte de elaborar peças de artesanato com diferentes espécies de madeira, com diversas tonalidades e cores, muitas vezes também conjugada com metais e outros elementos.

Para assinalar a abertura desta nova acção, a presidente do IVBAM, Paula Jardim Duarte, foi ao edifício do Instituto do Vinho, na Rua 5 de Outubro, onde dirigiu uma mensagem de boas-vindas e de estímulo aos formandos que participam nesta formação, a maior parte dos quais seleccionados ao abrigo de uma parceria concretizada entre o IVBAM e o Instituto de Emprego da Madeira, refere uma nota de imprensa.

A acção, que é dirigida por Maria da Luz Ornelas, técnica superior do IVBAM, terá a duração de, aproximadamente, três semanas e decorre na Oficina de Artesanato, visando proporcionar a iniciação dos formandos na arte dos embutidos em madeira.

Ao longo desta acção, os formandos receberão os conhecimentos e a experiência de Maria da Luz Ornelas, profissional que conta já com largos anos a trabalhar no domínio da arte dos embutidos em madeira.

Desta forma, o IVBAM procura também garantir a renovação do tecido de executantes das artes e ofícios tradicionais respeitando, contudo, os princípios de que os módulos têm de contar com o número de formandos adequado ao cumprimento do conforto, segurança e distanciamento que o enquadramento vivido assim exige.

Esta é uma formação co-financiada, em 85%, por fundos comunitários e está inserida num conjunto de acções promovidas através do projecto Interreg MAC, “Capacitar pela Inovação, Craft & Art”.