CiTUR Madeira integra projecto internacional para valorização do património vivo

O Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo – Pólo Madeira (CiTUR-Madeira) integra um projecto internacional para a sensibilização da população sobre a importância do património vivo.

O projeto, intitulado “OLIVE4ALL – Olive Heritage for Sustainable Development: Raising Community Awareness of Living Heritage”, visa explorar como o património oleícola pode tornar-se num instrumento de desenvolvimento sustentável em França, na Grécia e em Portugal. É coordenado pela Universidade de Avignon e conta com vários parceiros não académicos em cada um desses países, entre os quais a Madeira Wine Company. Esta empresa irá colaborar com o CITUR-Madeira no quadro de um estudo que visa avaliar a viabilidade de uma transferência de know-how entre os sectores vitivinícola e oleícola no que toca à exploração turística de produtos agroalimentares enquanto patrimónios vivos.

OLIVE4ALL é financiado pelo programa europeu Joint Programming Iniciative Cultural Heritage and Global Change (JPI CH), tendo a candidatura sido apresentada no quadro do concurso “Cultural Heritage, Identities & Perspectives: Responding to Changing Societies (CHIP)”. No processo de avaliação obteve a melhor classificação de um total de 90 candidaturas submetidas.

O CiTUR é uma unidade I&D do subsistema politécnico de ensino superior nacional que associa 17 instituições (universidades e politécnicos) e envolve mais de 200 investigadores. A Universidade da Madeira é pólo da rede nacional CiTUR.