Universidade da Madeira dinamiza II Jornadas “INSULARIDADES” via plataforma on line

No dia de hoje, das 17h45 às 20h00, através da Plataforma Zoom, terá lugar a 2ª Jornada INSULARIDADES. Subordinada à linha de reflexão “Trajetórias. Territórios. Condição Insular”, a jornada pretende problematizar a ilha enquanto espaço geo-humano e enquanto lugar de criação literária. É realizada no âmbito do Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares da Universidade da Madeira (Faculdade de Artes e Humanidades /Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas).

Segundo informação remetida pela professora Leonor Coelho, o Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares é um 3.º ciclo de estudos interuniversitário, que tem por base um acordo estabelecido entre três universidades insulares e periféricas – Universidade dos Açores, a Universidade da Madeira, a Universidade da Córsega –, e uma instituição universitária central com um extenso historial de estudo das realidades insulares, o INALCO (Sorbonne Paris-Cité).
Esta jornada inicia-se com a conferência do Professor Doutor Nilo Palenzuela. Seguir-se-ão as intervenções das oradoras: Cláudia Faria, Leonor Coelho e Lélia Nunes.  A primeira sessão será moderada por Ana Isabel Moniz (Presidente da Faculdade de Artes e Humanidades); a segunda sessão será moderada por Joaquim Pinheiro (Coordenador do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas).