Projecto cinematográfico na RAM obtém apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual

Elsa Gouveia

A Madeira entregou uma candidatura  que obteve o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual, escolhida de entre 52 candidaturas nacionais, das quais apenas 19 projectos foram alvo de financiamento. Trata-se da constituição de um arquivo digital de memórias vivas da ilha, concretizável através da recolha e angariação de filmes caseiros e familiares, que irá integrar o espólio da filmoteca das ilhas, explicam Elsa Gouveia e Duarte Ferreira, os mentores do projecto.

A criação deste Arquivo de Cinema Digital, a Filmoteca das Ilhas, “constituirá uma memória viva da cultura, património e vivências da ilha”, acrescentam.

Esta Filmoteca das Ilhas iniciar-se-á para o ano que vem, baseando-se em filmes caseiros, domésticos, amadores e de família, realizados pela população e emigrantes. Nesta primeira fase de recolha, apela-se à entrega de filmes feitos no arquipélago da Madeira por portugueses ou estrangeiros (desde que de alguma forma incluam a menção a essa origem), sem restrições temáticas, mas com carácter documental e de retrato do quotidiano (ex: festas familiares, viagens, convívios, etc…), realizados entre os anos 20 até aos anos 80 e em bom estado de conservação.

Serão efectuadas 2 cópias (em formato digital) de cada filme: uma será integrada no arquivo da filmoteca e a outra será entregue ao depositante.

Duarte Ferreira

 

A divulgação e acesso do público a estas imagens em movimento será feita durante a Mostra de Filmes de Arquivo Caseiro – Memórias de Ilhéu, cuja primeira edição deverá realizar-se em Outubro de 2021, que se pretende que tenha uma periodicidade anual e onde serão mostrados alguns dos filmes recebidos e integrados no espólio Filmoteca das Ilhas.

Por outro lado, em 2021, o CineLabMadeira – Laboratório de Educação Fílmica da Madeira, irá organizar o curso de Literacia Fílmica para Professores, que tem como principais destinatários docentes das escolas da RAM que possuam clube de cinema ou estejam interessados em vir a ter um clube de cinema.

Os projectos do CineLabMadeira serão coordenados por Elsa Gouveia, que foi responsável pela implementação do projecto educativo do Madeira Film Festival junto das escolas da RAM durante cerca de 5 anos.