13 novos casos de Covid-19, com 7 casos de transmissão local; 25 novos suspeitos

O IASAÚDE veio confirmar há pouco, no seu boletim diário, o que já tinha sido admitido hoje pelo presidente do Governo Regional: hoje há mais de uma dúzia de novos casos de Covid-19 na RAM. São 13 novos casos, 6 deles importados (2 provenientes da Região de Lisboa e Vale do Tejo, 2 da República Checa, 1 da Polónia e 1 da Holanda) e ainda 7 casos de transmissão local. A RAM soma, com estes números, 440 casos de infecção pela doença causada pelo novo coronavírus, até à data.

Por outro lado, hoje há mais 2 casos recuperados. A Região passa a contabilizar 268 casos recuperados de COVID-19. Presentemente, o número dos casos activos cifra-se em 172, dos quais 152 são casos importados identificados no contexto das actividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira. 20 são casos de transmissão local.

138 dos casos activos são não-residentes, e 34 são residentes na RAM. Neste momento, 80 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 90 em alojamento próprio e duas pessoas estão internadas na Unidade Polivalente dedicada à COVID-19.

Quanto aos 7 casos de transmissão local hoje identificados, o Instituto de Administração da Saúde da RAM informa que a investigação epidemiológica de um dos casos recentemente diagnosticados permitiu identificar alguns contactos de risco, tendo-se hoje identificado um conjunto de casos positivos que inclui 2 trabalhadoras do Instituto de Segurança Social da Madeira, e 3 elementos do agregado familiar de uma destas profissionais (designadamente, 2 jovens estudantes e 1 outro adulto).

Na sequência desta situação, foram informados o Instituto de Segurança Social da Madeira, 2 escolas no concelho do
Funchal e a Câmara Municipal deste concelho, que activaram os respetivos planos de contingência. A investigação epidemiológica está em curso.

A investigação epidemiológica de outro caso confirmado esta semana permitiu igualmente identificar mais 1 caso positivo, que estará na origem da transmissão. A investigação epidemiológica deste caso está em curso, refere um comunicado.

Um outro caso de transmissão local foi identificado hoje, com associação a um caso importado recentemente diagnosticado. Trata-se de um jovem que já estava a ser acompanhado pelas autoridades de saúde e permanecia em isolamento há uma semana, após contacto com o caso importado.

No total, há 25 novos casos suspeitos que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, 9 provenientes
da operação de rastreio do aeroporto e 16 relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24. Investigações epidemiológicas estão em curso, assegura-se.

Até agora, 16293 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região,
com recurso à aplicação MadeiraSafe. 6452 destas pessoas estão em vigilância activa.

Quanto aos contactos para a linha de apoio SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 14488, mais 81 chamadas nas últimas 24 horas.

Quanto ao total de atendimentos pela linha de acompanhamento psicológico do IASAUDE, IP-RAM (291 212 399) é agora de 2364, com 195 pessoas acompanhadas pelos profissionais deste instituto.

No âmbito da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 97242 colheitas para teste à COVID-19 realizadas (até às 16h30 de hoje). No total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM ascendem a 149561.

Até ao dia de hoje, 30 de Outubro, foram contabilizadas na RAM 1900 notificações de casos suspeitos de COVID-19, dos quais 1460 não se confirmaram.