CMF já começou a debater candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura

O edil funchalense, Miguel Gouveia, e a vereadora da Cultura na CMF, Madalena Nunes, reuniram com todos os presidentes ou representantes das Juntas de Freguesia do concelho, para apresentar-lhes formalmente os primeiros elementos da candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura em 2027. Por outro lado, foi acertado recentemente o calendário da iniciativa “Pontos de Escuta” que, até ao final de Novembro, passará em todas as freguesias do concelho, no sentido de colher contributos neste âmbito.

A primeira sessão da iniciativa decorreu ontem, na Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria. A acção, diz a CMF, continuará a ser realizada em colaboração directa com as Juntas, para conceber uma candidatura “o mais inclusiva possível, pensada a muitas vozes, e que valorize as pessoas, os sítios e as suas percepções acerca da cultura”.

A autarquia informa que todos os interessados, que sejam residentes na freguesia, devem inscrever-se para as próximas sessões através do email funchalcultura2027@cm-funchal.pt, sendo que a próxima decorre já amanhã, na freguesia do Monte. Na próxima semana, a candidatura Funchal 2027 passará, por sua vez, em Santa Luzia (27 de Outubro) e Santa Maria Maior (29 de Outubro).

A Câmara Municipal do Funchal sublinha, a respeito, que a cidade precisa do empenho de todas as suas Juntas de Freguesia, sem excepção, para ter uma candidatura forte, agregadora e com identidade, sendo imprescindível que todas as freguesias do Funchal se sintam representadas na programação a candidatar, enquanto elos maiores de proximidade à população, com a certeza de que o papel das Juntas de Freguesia e as propostas que vão apresentar serão determinantes nesta candidatura.