Madalena Nunes realça trabalho da autarquia em prol da Igualdade

A vereadora com o pelouro da Igualdade na CMF, Madalena Nunes, inaugurou, esta tarde, as duas exposições “Na lente, o alento para a Igualdade” e “Caminhando para a Igualdade” no átrio dos Paços do Concelho. A abertura das exposições contou também com a presença da Conselheira Municipal para a Igualdade, Guida Vieira, e insere-se na 6ª edição da Semana Municipal da Igualdade de Género, que decorre até dia 24 de Outubro.

Madalena Nunes salientou as medidas autárquicas tomadas desde 2014, quando a autarquia definiu a Estratégia Municipal para a Igualdade. Deu como exemplo a assinatura do protocolo de cooperação com a Comissão para a Igualdade de Género, a nomeação da Conselheira para a Igualdade, Guida Vieira, e o desenvolvimento do Plano Municipal para a Igualdade”.

“Estamos a dias de lançar o Plano Municipal para a Igualdade 2018-2021, que foi criado em consonância com a nova legislação para a igualdade e alinhado com a nova estratégia nacional para a temática. Orgulha-nos confirmar que estes novos eixos vão ao encontro do trabalho que já temos vindo a desenvolver e que privilegiam questões como a identidade de género, da pobreza e da exclusão social. Este novo Plano evidencia o nosso trabalho através da educação, do desenvolvimento pessoal e da cultura como meios de sensibilização para a igualdade ou para as desigualdades”, declarou.

As comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, assinalado no dia 24 de Outubro, principiaram na passada quinta-feira e prosseguem até sábado, quando serão entregues o “Prémio Municipal Maria Aurora” e o prémio do concurso de vídeo “Caminhando para a Igualdade”.

Na quarta-feira, dia 21, terá lugar no Salão Nobre do Município a tertúlia “Igualdade na velhice?” e no dia 22 de Outubro será apresentado o “Roteiro Mulheres do Funchal”. Do programa de actividades consta ainda a apresentação da “Agenda Feminista da UMAR”.  Autarquia vai promover, ao longo de toda a semana, na Ludoteca do Parque de Santa Catarina, a iniciativa “Caminhando para a Igualdade”, destinada aos mais jovens, e que visa promover e a reflexão para a temática através de jogos lúdico-pedagógicos, oficinas de trabalho e sessões de debate.

Madalena Nunes agradeceu, por fim, “à Conselheira Municipal, à equipa do Departamento de Educação e Qualidade de Vida, a todas as associações e entidades que colaboram com o Plano Municipal para a Igualdade e a todas as pessoas que participam nas nossas atividades (…)”.

O Município do Funchal garante ter desenvolvido desde 2014 um total de 91 ações, envolvendo um universo de mais de 22 mil participantes. Foram ainda produzidos mais de uma dezena de materiais de apoio na sensibilização da temática em torno da Igualdade, inclusão e não-discriminação.