A CMF adquiriu um veículo pesado multifunções para operar no Parque Ecológico do Funchal como viatura de primeira intervenção em caso de fogos florestais, refere uma nota. O dito veículo deverá também dar apoio aos trabalhos de prevenção da limpeza das plantas invasoras. Trata-se de um investimento de 180 mil euros + IVA , co-financiado pelo PRODERAM.
O edil funchalense, Miguel Gouveia, salientou a propósito que “esta viatura foi idealizada atendendo às especificidades do Parque Ecológico, para dotá-lo de novas valências. Tem capacidade de 3500 litros para uma primeira intervenção no combate a incêndios na época de maior risco, e por outro lado está munido com uma garra florestal e de uma caixa de carga que permite o transporte de material vegetal resultante da desmatação e limpeza de infestantes. Além disso, por ser todo-o-terreno, chega a locais onde outras viaturas até então não chegavam, sendo essa a grande mais-valia.”
“Paralelamente a esta aquisição, o Município admitiu um motorista de pesados que contribuirá, durante todo o ano, para a segurança do Parque e da Cidade”, acrescentou o presidente da Câmara.
Miguel Gouveia recordou ainda que o investimento acumulado “ultrapassa os 600 mil euros, entre a beneficiação das infraestruturas vitais para o funcionamento das operações florestais e a aquisição de equipamentos para prevenção e combate aos incêndios florestais. Todas estas medidas visam dotar o Parque de meios mecânicos que permitam realizar técnicas de silvicultura preventiva e ter meios humanos capazes de intervir com segurança em caso de incêndio florestal”.u