Vinhos, Bordado e Artesanato Regional marcam presença na Festa do Vinho e da Flor

A Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM promove várias iniciativas no âmbito da Festa do Vinho e da Flor 2020, com vista à divulgação dos produtos regionais, com particular destaque para os Vinhos da Madeira, Bordado da Madeira e Artesanato Regional.

Neste âmbito, de 3 até 27 de setembro, o IVBAM, IP-RAM marcará presença neste evento com dois espaços expositivos/promocionais, cujas entradas são livres:

– Pavilhão dos Vinhos da Madeira

 Integrado no “Madeira Wine Lounge” na Praça do Povo da Avenida do Mar

2ª a 5ªfeira – 18h00 às 23h00 e 6ªfeira 18h00 às 24h00,

Sábado 15h00 – 24h00 e domingo das 15h00 às 23h00

Este espaço tem como objetivo dar a conhecer aos turistas e madeirenses, a Região Vitícola da RAM, permitindo aprofundar os conhecimentos sobre o Vinho Madeira e os Vinhos com DOP “Madeirense” e IGP “Terras Madeirenses” (Brancos, Tintos e Rosés) e Espumantes de Qualidade da Madeira, desde o cultivo ao engarrafamento. Serão vários os temas em destaque: sistemas de condução da vinha; região vitícola; principais castas; métodos de produção/envelhecimento; aromas; cores;  tipos e estilos de vinhos. Será ainda incluída uma exposição fotográfica sobre o tema da paisagem vitícola da Madeira, intulada “Terroir da Madeira”, da autoria do Arquiteto David Oliveira.

A componente didática e interativa estará presente, todos os dias pelas 18h30, através da realização de 5 “Masterclass” e 6 “Conversas” sobre os Vinhos da Madeira, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer e degustar vinhos de diversos produtores. Neste âmbito está ainda prevista a realização de 6 provas de cocktails com Vinho Madeira, com a colaboração da Associação de Barmens da Madeira.

Os Vinhos da Madeira poderão ainda ser degustados junto dos balcões dos produtores de Vinhos da Madeira que marcarão presença no “Madeira Wine Lounge”.

– Pavilhão do Bordado da Madeira e Artesanato Regional

Placa Central da Av. Arriaga (em frente à Sé Catedral)

Todos os dias das 10h00 às 19h00

O Bordado da Madeira e o Artesanato Regional contará com um pavilhão expositivo, com venda ao publico, no qual estarão presentes três empresas de Bordado Madeira e cerca de 32 artesãos madeirenses, em sistema de rotatividade.

Os artesãos estarão representados em 9 turnos distintos, sendo que cada turno integra quatro artesãos das mais diversas áreas, tais como: Miniaturas; Bonecos de Pano; Artigos de Renda; Azulejaria; Cerâmica; Bijuteria; Marcenaria; Artigos de Malha; Brinquedos, entre outros.

Com esta presença o IVBAM, IP-RAM pretende facultar a possibilidade aos Industriais e Artífices de promoverem os seus produtos bem como as suas artes e ofícios, demonstrando assim a qualidade, versatilidade e originalidade, quer do Bordado da Madeira, quer do Artesanato Regional.

Estas ações promocionais são cofinanciadas em 85% por fundos comunitários, no âmbito dos projetos promocionais do Vinho Madeira e Bordado Madeira e Artesanato Regional, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.