Finalmente resolveram apagar os números em tinta azul do monumento ao Infante D. Henrique

Com Rui Marote

Aquando das obras da Rotunda do Infante, o monumento ao Infante D. Henrique, realizado pelo escultor Leopoldo de Almeida teve de ser numerado; as pedras de cantaria constantes daquele conjunto escultórico estavam prontas para ser tiradas uma por uma. Tudo por causa da alteração da Ribeira de São João e o necessário reforço da área da rotunda, em resultado dos estragos causados pela aluvião de 20 de Fevereiro de 2010.

A firma que executou a obra retirou algumas pedras de cantaria do conjunto, e as restantes foram numeradas com tinta azul, e permaneceram assim até à presente data.

Finalmente, o Governo Regional resolveu limpar os números pintados a tinta na cantaria que levava muitos dos que visitavam o monumento ou passavam no local a interrogar-se se estariam diante de um Lego ou puzzle gigantesco.

O Funchal Notícias insistiu muitas vezes nesta anomalia, que apoucava o conjunto escultórico, diminuindo-lhe a dignidade. Aliás, a mesma observação chegou a ser feita por cidadãos e ex-responsáveis camarários como o antigo vereador do Ambiente e ecologista, Raimundo Quintal.

Competia naturalmente à empreitada da obra inicial efectuar essa limpeza. Mas tudo ficou na mesma durante anos e só agora foi contratada uma nova empresa para a execução da tão aguardada limpeza dos números.

O monumento ao Infante D. Henrique foi inaugurado naquele local a 28 de Maio de 1947, com pompa e circunstância.