J.N. Abreu: “O Sr. Distribuição” que dá emprego a mais de 120 pessoas e será homenageado pela Região a 1 de julho

A Região vai agraciar na próxima quarta-feira, dia 1 de Julho, o empresário José Nelson Abreu com a Insígnia Autonómica de Distinção (medalha).

José Nelson Gomes de Abreu nasceu na Freguesia de São Martinho, concelho do Funchal, a 02 de Novembro de 1946.

Completou os estudos na área da contabilidade na Escola Industrial e Comercial do Funchal, que complementou com uma especialização na mesma área em curso profissional leccionado no Externato Jofre Ramalho.

Apenas com 17 anos de idade, prestou serviços de contabilidade a várias empresas regionais.

O seu primeiro trabalho foi na empresa Emanuel Hipólito Franco.

A sua juventude, espírito empreendedor e vontade de vencer levam-no em 1970 a adquirir o seu primeiro negócio; um restaurante na Rua da Rochinha, iniciando a sua actividade como empresário em nome individual, mantendo em paralelo a sua actividade na área da contabilidade.

Funchal, 17/12/2015 – JNA- J.Nelson Abreu
(Helder Santos/ASpress)

Em 1980 a empresa passou a denominar-se como J. Nelson Abreu, Lda, com sede na Rua da Rochinha num escritório minúsculo, e alugou 5 armazéns dispersos pelo Funchal  iniciando assim a comercialização, distribuição e representação de grandes e reconhecidas marcas como: Longa Vida, Cadbury, Vieira de Castro, batatas fritas Super Douradas e Sr. Basílio, F. Lima, Cruz verde, Bimbo, Pescanova, Schweppes, Sicasal , Compal, etc..

Em 1989 a empresa por si encabeçada foi pioneira na R.A.M. implementando a informatização da Auto venda da Longa Vida e das batatas fritas Super Douradas com 8 viaturas, o que permitia com que os vendedores tivessem um melhor controlo sobre este processo fazendo-o de forma mais expedita, desde as facturas às cobranças.

Em 1990 adquiriu 50% da Empresa Higiper que também se dedicava à comercialização e distribuição de produtos alimentares e de Higiene pessoal.

Em 1995 construiu de raiz áquela que é agora a sede da sua empresa em São Gonçalo. Um edifício de 5 pisos onde centraliza toda a operação, desde o armazenamento de produtos alimentares em várias temperaturas construindo o 1º entreposto de frio positivo e negativo da R.A.M. até aos serviços de vendas, administrativos e financeiros.

Em 1999 foi pioneiro na R.A.M. noutro grande investimento, desta vez em novas tecnologias, implementando o sistema SAP/R3, considerado como o melhor software de gestão existente para médias e grandes empresas.

No ano 2000 adquiriu um armazém no Porto Santo com câmaras de congelação, refrigeração e armazenamento a temperatura ambiente.

Em 2004 adquiriu a 100% da Antiga Empresa Higiper da qual era sócio desde 1990 e dividiu a logística pelos 2 armazéns, ficando o de S. Gonçalo (Sede) com os produtos da área alimentar e o do Palheiro Ferreiro (Ex Higiper) com os produtos da área de higiene e limpeza, assim como com a L’Oréal Profissional. Neste armazém existe um salão totalmente equipado e preparado para formação na área de cabeleireiros.

Com este investimento aumentou também o portfólio de referências com marcas como a Kraft, L’Oréal, Arbora & Ausonia, Knorr, Unilever, Johnson Wax, Aguas Carvalhelhos, Europastry, Sunny Delight, UHU, Herdade Vinho Segredos S..Miguel, Vitakraft, Juver, Bicafe, Aguas Nestle, etc

A 30 de Março de 2005 a empresa passou a S.A. (Sociedade Anónima) com um capital social de 1.250.000,00. Nesse mesmo ano também implementou o sistema EDI-facturação Electrónica.

Em 2010 implementou a certificação do sistema de qualidade e gestão de segurança alimentar, HACCP

Em 2012 criou um portal que serve de base a toda a equipa comercial. Com base nesta ferramenta é possível cada comercial visualizar e partilhar com os clientes toda a gama de produtos, assim como efectuar encomendas on-line, ter acesso ao stock, promoções, preços, características dos produtos etc..

Em 2015, face ao crescimento e a novas oportunidades de negócio, adquiriu mais um armazém em S. Martinho onde, após algumas transformações no edifício, iniciou mais uma área de negócio – Frutas e Legumes e posteriormente uma fabrica de transformação de peixe.

Em 2017 recebeu em Madrid acompanhado do Cônsul Português o prémio Excellenge & Leadership da Global Trade Leaders’ Club.

Em 2019 foi homenageado no dia do empresário Madeirense pela Associação Comercial e Industrial do Funchal e Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (ACIF-CCIM), iniciativa que visa distinguir os empresários madeirenses que se destacaram na sua área profissional.

Foi também homenageado pelo executivo da Junta de freguesia de São Gonçalo pelo empreendorismo e dedicação que muito contribuíram para o desenvolvimento da Freguesia de São Gonçalo e da R.A.M.

Hoje, após 50 anos de existência da empresa que lidera, é representante de grandes marcas mundiais e comercializa mais de 14.500 referências e esta presente em varias áreas de negócio como: Frutas e Legumes, peixe fresco, passando por toda a área alimentar e de Higiene e limpeza, assim como a área de Cabeleireiros com a L’Óreal Profissional. Esta presente em todos os Concelhos da Madeira e Porto santo e exporta contentores de peixe fresco e congelado para Portugal Continental e Espanha.

Emprega directamente mais de 120 pessoas e indirectamente cerca de 12 em regime de outsourcing para garantir toda a reposição dos produtos que comercializa nas grandes superfícies.

A facturação da empresa tem registado um crescimento significativo de ano para ano, nos últimos 10 anos o crescimento tem sido superior a 10% ao ano, sendo que em 2018 ultrapassou o patamar dos 30.000.000,00€.

Empresário com raízes sólidas, espírito empreendedor e uma ambição de progresso permanente fez um percurso baseado na credibilidade junto dos seus clientes e parceiros de negócio, encarando cada dia como um novo começo para novas oportunidades e novos desafios, estes são os valores que partilha e que estão na origem e no ADN da empresa e são um legado que pretende deixar para o futuro a cargo dos seus filhos e netos.