Há sete casos activos de Covid-19 na RAM; foram testadas já 14.893 pessoas

Bruna Gouveia, vice-presidente do Instituto de Administração da Saúde da RAM, referiu que desde a última conferência de imprensa não se verificaram novos casos positivos de Covid-19 na Região, nem mesmo casos suspeitos. Mantém-se, pois, o total de 90 casos positivos contabilizados na RAM. O secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, avançou na conferência de hoje que há mais dois casos recuperados, nomeadamente de dois residentes no concelho de Câmara de Lobos.

Durante esta semana foram dez os casos recuperados, disse por seu turno Bruna Gouveia. “Temos então agora 83 casos recuperados, correspondendo a 92 por cento do total de casos contabilizados na nossa Região”.

Há sete casos activos, neste momento. Seis deles estão em unidade hoteleira dedicada ao isolamento, e um permanece no seu domicílio. Estes doentes distribuem-se, no que diz respeito ao concelho de residência, pelos concelhos de Câmara de Lobos (5) Funchal (1) e da Ponta do Sol (1).

Não houve alteração do estado de saúde dos doentes, que permanecem sem necessidade de cuidados hospitalares.

No dia 1 de Junho, disse Bruna Gouveia, foi identificado no aeroporto da Madeira um caso que se viria a confirmar como positivo, e que foi contabilizado na Região Centro, de onde era proveniente. O doente permanece em isolamento num hotel na Região. A investigação epidemiológica do caso prossegue, a cargo das autoridades de saúde da Região Centro, onde terá ocorrido o contágio. As autoridades de saúde madeirenses colaboram e acompanham diariamente este doente.

As pessoas acompanhadas actualmente pelas autoridades de saúde da RAM são hoje em número de 634. 415 destas pessoas estão em vigilância activa. Das 415, 312 estão em unidades hoteleiras e 103 no domicílio.

Relativamente às linhas criadas no âmbito do plano de contingência para a Covid-19, a sua procura manteve-se estável. Foram 116 os atendimentos pela linha de acompanhamento psicológico do IASAÚDE. Neste momento, os atendimentos desta linha ascendem a 1159. Há 133 pessoas em acompanhamento, mais 11 que na semana passada.

Já relativamente à linha SRS 24, durante a semana foram 233 as chamadas efectuadas para esta linha de emergência. No total, já são 8264.

Quanto aos testes de despiste à Covid-19 realizados na RAM, durante esta semana foram efectuados vários testes. Foram processadas durante a semana 3089 amostras no Laboratório de Patologia Clínica do SESARAM. Nesta semana foi realizada uma média de 441 testes por dia.

No que concerne à totalidade dos testes à Covid-19 na RAM, até agora foram processadas 16377 amostras. O número de utentes alvo do teste da Covid-19 é agora de 14.893.

Esta semana, e na próxima, continuam os testes a profissionais do sector da saúde, protecção civil e sector social.