Aparentemente, a Madeira continua numa boa posição em termos epidemiológicos. Sem nenhum morto a registar, apenas 86 casos positivos de Covid-19 foram assinalados na RAM até à data, dos quais apenas 51 continuam activos. E, de ontem para hoje, a Região voltou a não registar novos casos positivos. Por outro lado, tem já 35 casos recuperados. Há, portanto, um novo recuperado, um residente no concelho do Funchal, adiantou a vice-presidente do IASAÚDE, Bruna Gouveia, na conferência de imprensa diária.
945 casos suspeitos foram identificados até à data; desde ontem, mais 20 casos foram excluídos com testes negativos. Os casos negativos são, pois, agora, em número de 801.
Entretanto, e dos 51 doentes com Covid-19, todos mantêm um estado estável; apenas um permanece internado na unidade destinada ao Covid-19.
Há neste momento também 58 casos suspeitos, a aguardar resultados. Estes estão relacionados com os testes em curso, desde ontem, no Complexo Habitacional “Nova Cidade”, em Câmara de Lobos, onde se detectou uma cadeia de transmissão activa que obrigou a cerca sanitária.
Especificamente em relação aos 222 contactos que tinham já sido identificados relacionados com esta cadeia de transmissão, Bruna Gouveia declarou que todos têm resultados negativos. “Durante o dia de hoje estão a ser feitas várias colheitas”, acrescentou. Amanhã haverá, portanto, novos resultados em relação à caracterização desta freguesia.
A responsável do IASAÚDE disse que as autoridades de saúde prosseguem a investigação epidemiológica no concelho de Câmara de Lobos, por forma a recolher mais informação sobre esta cadeia de transmissão em particular. Tem havido algumas actualizações, nomeadamente no número de casos que são importados. Dois dos casos que estava antes identificados como sendo de transmissão local são, efectivamente, casos em que foi realizada uma viagem, que antecedeu o aparecimento dos sintomas, à semelhança do que tinha acontecido com outras pessoas desse grupo.
Ontem foram feitos 38 testes no SESARAM, a doentes que recorreram ao serviço para vários tratamentos. Todos os resultados foram negativos. Os exames realizados a doentes que recorrem ao Hospital e são alvo de rastreio, são já em número de 733. Destes, todos os resultados foram negativos. Apenas 17 foram inconclusivos.
Em relação ao total de testes, foram já processadas 2908 amostras, que dizem respeito a 2581 pessoas.
Neste momento, há 424 pessoas a serem acompanhadas pelas autoridades de saúde, em vigilância activa; nestas incluem-se 142 pessoas que se encontram em confinamento em isolamentos designados. Há nove pessoas no Praia Dourada, 54 no Vila Galé, 47 no D. Pedro Machico e 32 no Village Cabo Girão.
Não há, no momento, nenhum utente no hotel Quinta do Lorde, uma vez que os três turistas de nacionalidade holandesa que ali estavam já recuperaram, tendo sido repatriados hoje.
Bruna Gouveia disse que há ainda 27 pessoas em auto-vigilância. Durante o dia de ontem, a linha informativa SRS 24 recebeu 52 chamadas.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






