
O presidente do Governo Regional desfaz algumas dúvidas relativamente ao ensino. Segundo Miguel Albuquerque, as aulas do Ensino Básico (até ao 9.º ano) serão divulgadas pela telescola, no pacote nacional, através do canal RTP Memória.
O Ensino Secundário, do 10.º ao 12.º anos, terá aulas através das plataformas digitais. Com uma particularidade regional inédita relativamente ao panorama nacional: as aulas das disciplinas de exames nacionais (11,º e 12 .º anos) serão transmitidas pela RTP/Madeira, a partir do dia 20 deste mês. O 10.º ano contará com aulas também à distância, através das plataformas das escolas.
As aulas presenciais na Madeira só acontecerão quando estiverem reunidas todas as condições de segurança para a comunidade escolar. Miguel Albuquerque não arrisca já a abertura, atendendo à elevada perigosidade da doença covid. Aliás, lembra que a doença não está erradicada na Madeira, apesar de ter havido 4 dias sem registo de casos de infeção, inclusivamente no balanço de hoje.
Os cursos profissionais e CEF manterão o ensino à distância através das plataformas digitais. Quanto aos estágios dos alunos em contexto de trabalho, o presidente do GR pediu para aguardar pela reabertura progressiva das empresas, a ver se ainda é possível a viabilização dos estágios.
Governo faculta computadores
A nível da educação especial, os técnicos continuarão a apoiar, individualmente, os alunos e as famílias à distância.
A maioria das famílias declarou, em inquérito, que têm os meios eletrónicos para o ensino à distância. As famílias que não têm acesso à Net, sobretudo com alunos que têm de realizar exames no ensino secundário, contarão com o apoio do Governo Regional que facultará computadores aos estudantes.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




