“Queres saber fazer?” é passatempo online proposto pelo Governo Regional

A secretaria regional do Turismo e Cultura leva a efeito a iniciativa “Queres saber fazer? “, a nova rubrica lúdico-pedagógica com atividades para toda a família, criada pelos Serviços Educativos do Museu Etnográfico da Madeira, de modo a dar continuidade ao trabalho desenvolvido habitualmente, no atelier e jardim do museu, no âmbito do projeto  “OTL, Museu , Espaço de Lazer”.

Uma nota faz referência que “esta atividade, pensada para a Páscoa, pretende dar a conhecer o significado e como se faziam, tradicionalmente , os “ovos da Páscoa”, transmitindo, desta forma, o “saber-fazer”, passado de geração em geração. De acordo com a pesquisa recolhida pelo Museu Etnográfico da Madeira, para colorir os “ovos da Páscoa”, eram deitados na água, produtos naturais que davam aos ovos, as cores pretendidas: cebola para castanho claro; café, para castanho escuro, violetas secas para roxo e raízes de ruivinha para vermelho, entre outros.

Com o apoio de um cartaz elucidativo, o museu explica às crianças,  os passos necessários para colorir o “o ovo da Páscoa”.

P

[contact-form][contact-field label=”Nome” type=”name” required=”true” /][contact-field label=”E-mail” type=”email” required=”true” /][contact-field label=”Site” type=”url” /][contact-field label=”Mensagem” type=”textarea” /][/contact-form]

or sua vez, o Museu de Fotografia da Madeira, lança apelo à criatividade das famílias, através de uma fotografia do século XIX de João Francisco Camacho, onde se vislumbra uma criança a eclodir um ovo.

Os interessados apenas terão que imprimir a imagem e recriá-la, de acordo com a imaginação, obtendo desta forma, o postal alusivo à Páscoa. O Museu pede aos participantes, que fotografem o postal obtido e insiram no facebook do museu, na publicação do cartaz.

Link para imagem

https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/storageimage/?id=DISSEMINATION/02E073647F63397BCC2E0E7F347794BA&proto=vault