Estepilha – Fique em casa de olho nos “chicos-espertos”

O Estepilha está a acompanhar a situação relacionada com os cuidados a ter no âmbito do plano de contenção do coronavírus. E está atento a todos os aproveitamentos, que já andam por aí, como o vírus, o que não é de estranhar por acontecer sempre em tempos de crise e com alguns empresários que temos e que se dizem de sucesso em tempo de “vacas gordas”.

Além de não abrir a porta a possíveis assaltantes que se dizem técnicos de operadoras ou outros que vão fazer testes à COVID-19, não abrir mails que possam constituir fraude, é preciso cuidado com as ameaças de despedimentos, que se aproveitam do medo geral dos trabalhadores e que poderão ter reflexos nas taxas de desemprego do futuro. É preciso a Inspeção de Trabalho estar atenta, mas mais do que isso, atuar a tempo para não deixar as pessoas em estado de choque dentro de casa.

O Estepilha já tinha pensado nisso, mas a denúncia dos sindicatos, no sentido de haver empresas de limpeza que estão a usar a situação para forçar trabalhadores a gozar férias em tempo de emergência, com ameaças pelo meio, veio confirmar o que se temia, uma situação clara de aproveitamento e de definição de caráter, que nada tem a ver com uma realidade que vai colocar as empresas numa situação difícil, e isso é inequívoco, pelo que também é importante ajudar as empresas.

Já agora, como o Estepilha recebe muito mail, dizem-nos que há um clube que não dispensou trabalhadores, que ali estão todos os dias, ignorando as recomendações das entidades regionais e nacionais, sem qualquer proteção especial e sem clientes, mas com a habitual “mão de ferro” de quem até parece não ter responsabilidades públicas, nem que seja pelo dinheiro que recebe.

Estepilha, este também é um momento de ver o que valem as pessoas…