Designer Francisco Providência estará nas Conferências do MASF a 13 de Março

O designer Francisco Providência é o próximo convidado das “Conferências do Museu 2020”, no Museu de Arte Sacra do Funchal. “Da Museologia à Museografia, comunicação de 10 projectos às conferências do Museu de Arte Sacra do Funchal” será a temática abordada na Comunicação que será realizada na manhã do dia 13 de Março por Francisco Providência, um dos dois conferencistas principais desta edição, informa o MASF.

A edição de 2020 das Conferências do Museu reúne um conjunto multidisciplinar de profissionais e investigadores das áreas da museologia, arquitectura e design que irão partilhar as suas experiências e visão sobre algumas das dimensões da museografia, dando especial enlevo à construção do espaço expositivo. Será por isso um programa de marcado interesse não só para profissionais ligados aos Museus e instituições culturais, mas também, para profissionais da área da arquitectura e design, assegura-se numa nota às Redacções.

Sobre a sua comunicação, o conferencista refere a urgência dos museus fomentarem a criatividade e o sentido crítico dos seus públicos: “Enquanto equipamento mediador, ele (o museu) foi, e será sempre, um modelador social.  Se a exibição de despojos de guerra contribuiu para a mitificação épica da identidade social grega, a manipulação experiencial de máquinas de física no sec. XVIII contribuíra para a instrução científica da sociedade setecentista; mas na museografia contemporânea, a imersão multimédia interactiva do utente, poderá criar uma sociedade mais submissa ao consumo lúdico do que a liberdade de escolher. Urge, por isso, encontrar os meios de informação museológica que, na promoção da “dúvida”, fomentem uma sociedade mais critica e criativa, pese embora a dificuldade em garantir a adesão de visitantes jovens e infantis — condição primeira a sua sustentabilidade”.

Francisco Providência partilhará, assim, a sua experiência como designer de museografia, partindo de um conjunto de 10 projectos museológicos por si desenvolvidos ao longo dos últimos 10 anos.

Francisco Providencia (1961-), Designer de Comunicação pela FBAUP, leccionou Design e Desenho na FBAUP e FAUP (1985-1997) e colabora com a Universidade de Aveiro desde 1997, onde contribuiu para a estruturação da formação em Design. Defendeu Doutoramento em Obra e dirige o Programa Doutoral em Design conjunto das Universidades do Porto e Aveiro. Designer em atelier próprio desde 1985, tem-se dedicado à transferência do Design às empresas e à Museografia, domínios transversais de interdisciplinaridade. Investigador co-fundador da Unidade de Investigação em design, media e cultura (ID+).

Co-fundador da editora Sátira design (1996), consultor do Centro Português de Design (1998) e de diversas organizações, releva o impacto do design na economia. Representa Portugal no Comité Assessor da Bienal Ibero Americana de Design (BID) desde 2007, e pertence ao board e conselho consultivo da Porto International Design Biennale 2017.

Do seu curriculum destacam-se os projectos de museografia: Jóias da Coroa, Palácio da Ajuda (2017), Centro Interpretativo do Castelo de Guimarães (2016), Museu do Dinheiro, Banco de Portugal (2015), nomeado EMYA, melhor museu APOM (2017) e prémio Acesso Cultura, Acessibilidade Integrada (2017); Palácio do Raio, Sta. Casa da Misericórdia de Braga (2015); Muralha Dionisina, Banco de Portugal (2014); Museu do Douro, Peso da Régua (2013); Centro Interpretativo da Afurada (2012); Museu de Arte Nova de Aveiro (2012); Centro Interpretativo da Batalha (2012); Museu de Penafiel (2008) nomeado EMYA e melhor museu APOM; e Centro Interpretativo de Miróbriga (2000).

Em 2008 recebeu o prémio Red Dot International e, em 1999, foi distinguido pelos Prémios Nacionais de Design (CPD).

As inscrições decorrem até ao dia 11 de Março através do website das Conferências do Museu ou no Museu de Arte Sacra do Funchal. Têm um custo reduzido para profissionais de museus, estudantes e pessoas em situação de desemprego.

Serão aceites inscrições nos próprios dias das Conferências, junto do secretariado. No entanto, estas terão um custo acrescido.

Toda a informação pode ser consultada no correio electrónico: conferenciasmasfsite.wordpress.com/