Arranca hoje nas farmácias da RAM a campanha solidária “Dê troco a quem precisa”

Arranca esta segunda-feira, 16 de Dezembro, nas farmácias aderentes da Região Autónoma da Madeira, a campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”. Trata-se de uma iniciativa que termina no dia 25 de Dezembro e é promovida pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento. A campanha convida os portugueses a doar o troco das compras ao Fundo Solidário abem:. O montante angariado será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos dos beneficiários abrangidos. A campanha conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

A embaixadora do Programa abem: apela ao espírito altruísta dos portugueses. “Enquanto comunidade, somos todos responsáveis uns pelos outros e não podemos aceitar que haja uma qualquer pessoa que, por carência económica, não consiga aceder aos medicamentos que lhe permitem fazer face aos seus problemas de saúde. É tempo de a sociedade civil se unir e, enquanto cidadãos, ajudarmos quem não consegue pagar a medicação que o seu médico considerou indispensável para tratar ou curar a doença de que padece”, incentiva Maria de Belém Roseira.

Em Portugal, uma em cada dez pessoas não tem acesso aos medicamentos por falta de dinheiro, sendo muitas as famílias de baixos rendimentos que não conseguem fazer face à despesa com a medicação prescrita. O Programa abem: apoia, actualmente um total de 11.809 beneficiários, dos quais 13% são crianças, refere uma informação.

O montante angariado durante o curso da campanha “Dê Troco a Quem Precisa” será cem por cento aplicado na aquisição de medicamentos para os beneficiários abem:. Desde o seu arranque, em Maio de 2016, o programa já permitiu a aquisição de 393.403 embalagens de medicamentos.

O Programa abem: está presente em todos os distritos do país e regiões autónomas e assenta numa rede de parcerias com entidades locais que referenciam ao programa as famílias em risco. Estas pessoas, quando se tornam beneficiárias do abem:, recebem um cartão que passam a usar na farmácia para levantar os medicamentos de que necessitam, sem qualquer custo.