Artista madeirense Rigo 23 vai protagonizar seminário na Universidade da Madeira

O artista plástico madeirense Rigo 23 partilhará conhecimentos e experiências em arte pública na Universidade da Madeira, entre os próximos dias 23 e 30 de Novembro e 7 e 14 de Dezembro. É nesse período que decorrerá o seminário subordinado à “Arte Pública – Um Percurso Pessoal com Implicações Colectivas”.

Com a duração total de 10 horas, o mesmo decorrerá no Laboratório 3, no piso 3, do Campus Universitário da Penteada, entre as 10h30 e as 13h.

“Nesta iniciativa, o artista plástico madeirense Ricardo Gouveia, mais conhecido por Rigo 23, valendo-se de mais de três décadas de produção artística, com especial ênfase em arte pública e colaborativa, irá partilhar documentação visual e crónica oral para, a partir duma série de trabalhos seus, propor diferentes problemáticas para consideração dos participantes do workshop. Irão também ser partilhadas e analisadas as metodologias de concepção e implementação das diferentes obras apresentadas”, refere uma nota da UMa.

Este seminário tem organização do conselho de curso da Licenciatura em Artes Visuais da UMa, com o apoio do Centro de Desenvolvimento Académico, e visa contribuir para uma transmissão de conhecimentos dentro de moldes semelhantes aos dos estágios profissionais, debatendo, explorando e examinando as dimensões éticas, políticas, estéticas e técnicas das dinâmicas participativas no campo da arte pública a partir de modelos indutivos de conhecimento. Pretende ainda “promover o desenvolvimento de posicionamentos intelectuais alicerçados em experiências práticas e de estratégias e metodologias de trabalho que potencializam um diálogo mutuamente enriquecedor entre o/a artista e o seu público/colaboradores”.

As inscrições estão abertas e prolongam-se até às 14h do dia 21 de Novembro. Podem ser efectuadas através do endereço http://cda.uma.pt. A participação tem o custo de 20 euros para os estudantes de Artes Visuais e de 40 euros para o público em geral.