Dez esculturas de Jacinto Rodrigues expostas no Teatro Baltazar Dias

Jacinto Rodrigues Teatro Baltazar DiasA mais recente exposição do escultor madeirense Jacinto Rodrigues é inaugurada no próximo dia 7 de Novembro, pelas 18 horas, no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias. A mostra é constituída por um conjunto de 10 esculturas em madeira de cedro e acácia e uma peça de grandes dimensões em granito, que ficará colocada no espaço público em frente à entrada do Teatro.

“Em Suspenso” é o título que o artista encontrou para a definição conceptual do trabalho – trata-se um conjunto de deambulações por entre a matéria e por sobre formas geométricas que pretendem explorar a máxima plasticidade dos materiais trabalhados, ao mesmo tempo conferindo-lhes uma leveza e ondulação peculiar que chega a desafiar a natureza da matéria que a compõe”.

O escultor Jacinto Rodrigues, nascido em 1973 na cidade do Funchal, expõe desde 1998. As matérias-primas de preferência são a pedra e a madeira, privilegiando as esculturas de grandes dimensões. Ao longo do seu percurso participou em inúmeras exposições colectivas, em parceria e individuais, em vários locais da ilha da Madeira e Lisboa. Foi participante do SINEP, Simpósio Internacional de Escultura em Pedra, que se realizou em Câmara de Lobos e vencedor do 1.º Prémio nos Concursos 30 Anos de Autonomia e Salão de Primavera. O seu trabalho está representado em diversos espaços públicos das localidades do Funchal, Machico, Jardim da Serra, Porto da Cruz, Ribeira Brava, entre outras.