Jorge Carvalho frisou em Santana que os jovens têm acesso mais facilitado a programas da DRJD

A Associação Santana Cidade Solidária (ASCS) tem agora equiparação a entidade juvenil. Esta Instituição Particular de Solidariedade Social, com 17 anos de actividade e vários serviços de apoio à comunidade está agora apta a estabelecer parcerias com a Direcção Regional de Juventude e Desporto (DRJD), tendo em vista a participação nos programas, actividades e eventos dinamizados por esta no âmbito de áreas como mobilidade, voluntariado, empreendedorismo, cultura, ambiente, saúde e ocupação dos tempos livres.

Para assinalar este “upload” de responsabilidade, a ASCS promoveu, terça-feira (10 de Setembro), uma acção de divulgação daquela nova valência junto de diversas organizações de Santana e que contou com a presença do secretário regional de Educação, Jorge Carvalho.

O governante com a tutela da Juventude sublinhou o orçamento, superior a dois milhões de euros, para projectos aprovados no âmbito do Erasmus+ já em 2019, para realçar a pertinência da competência adquirida pela ASCS, considerando “cada vez mais importante no mundo de hoje a educação não formal, ou seja, as valências fora do âmbito curricular (…)”. As competências adquiridas neste tipo de projectos e as experiências que deles resultam são também fundamentais para tornarmo-nos mais competentes e capazes nos nossos desempenhos académicos, profissionais ou sociais, sublinhou Jorge Carvalho, desafiando os jovens a aproveitar as oportunidades

Para o governante, “as novas gerações dispõem de oportunidades muito relevantes”, havendo um conjunto de organizações, tais como a ASCS ou a DRJD, com “técnicos especializados para dar todo o apoio e enquadramento aos projectos, às iniciativas e às actividades. É nesse manancial de potencialidades que Santana passa a ter um interlocutor, e acreditamos que, desta forma, vamos potenciar a participação dos jovens. Façam acontecer, estamos deste lado para apoiar e enquadrar”, prometeu.

Esta iniciativa contou também com uma apresentação de alguns dos programas dinamizados pela DRJD, tais como Jovem em Formação, Juventude Activa, Estágios de Verão, Programa Eurodisseia, Academia do Jovem Voluntário e Corpo Europeu de Solidariedade.