Esta quinta-feira, 5 de setembro, começam os trabalhos no âmbito do Estágio de Orquestra no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, que reúne 70 jovens distribuídos pelos diferentes naipes que constituem uma formação de Orquestra Sinfónica, sendo, na sua maioria, alunos da Orquestra Académica do Conservatório.
Uma informação enviada à comunicação social revela, também como participantes alguns ex-alunos da Orquestra, que atualmente prosseguem os seus estudos musicais fora da região. Este estágio culminará com um concerto inédito «Hollywood em Concerto», no Cais 8 da Praça do Povo, no dia 13, sexta-feira, pelas 21h00.
Com orientação artística e pedagógica do professor Francisco Loreto, este estágio tem a reunião de alunos e distribuição de trabalhos e ensaios, prevista para o salão nobre do Conservatório, pelas 9h30 do dia 5, seguido dos ensaios com os respectivos professores de naipes de violino, metais, madeiras e percussão, entre as 10h00 e as 17h30. Já no dia 6 de Setembro, decorrem os ensaios de naipes de cordas, sopros e percussão, na sala de orquestra, entre as 9h30 e as 18h00 e entre os dias 9 e 12 de Setembro, será a vez da nave do núcleo de São Martinho ser o palco dos ensaios de Tutti (com todos os presentes).
Segundo as palavras do professor e maestro, Francisco Loreto, “este projeto visa dar oportunidade a estes jovens poderem mostrar as suas capacidades artísticas, muito especiais, exigentes, que é o mundo da música sinfónica, sendo a energia e alegria de fazer música, para todos nós, por acréscimo, símbolo de uma referência inspiradora da procura da excelência (…). Num mundo cheio de incertezas e de falta de estímulos a uma grande parte da nossa juventude, é de apoiar e acarinhar estes jovens que são uma referência inspiradora para com os seus concidadãos”.
O projeto «Hollywood em Concerto», apresentado publicamente no dia 13 de Setembro, é o culminar do estágio, sendo uma parceria público-privada entre o Conservatório e a LuxStar, lda, que tem como objetivo principal permitir à comunidade educativa e ao público em geral, a oportunidade de ouvir, ver e apreciar o fantástico trabalho artístico realizado por todos os alunos que compõe a Orquestra Académica do Conservatório.
A entrada para este espectáculo final é livre.