Bandeira “Qualidade de Ouro” da Quercus hoje hasteada no Porto Santo

Fotos: Fábio Brito/Município do Porto Santo
O Hastear da Bandeira “Qualidade de Ouro” – Zona Balnear da Fontinha – Município do Porto Santo  realizou-se hoje no Porto Santo, contando com a presença do presidente da Câmara Municipal, Idalino Vasconcelos, do vereador do Ambiente, Pedro Freitas, e do presidente da Quercus, Paulo do Carmo. Um comunicado de imprensa refere que “o galardão Qualidade de Ouro, com a seu registo de rigor e excelência, reconheceu na Região Autónoma da Madeira todo o trabalho que tem vindo a ser realizado em prol da qualidade das praias.
Num total de 20 praias galardoadas na RAM, 6 são na ilha de Porto Santo, que representam 30%. Assim, no seu esforço de descentralização, a Quercus vem nesta cerimónia oficial reconhecer todo o património e mais-valias ambientais, bem como o trabalho em prol da conservação desta zona balnear, com evidentes vantagens para as populações locais”.
A zona balnear da Fontinha localiza-se junto ao principal núcleo urbano da ilha e é a mais emblemática das praias do Porto Santo. O apoio balnear, construído na década de 50 do século passado é da autoria de Raúl Chorão Ramalho, arquitecto que marca a paisagem urbana da ilha do Porto Santo. A zona Balnear da Fontinha hasteou no passado dia 7 de Junho a sua 28º Bandeira Azul e 10ª bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos”.

O edil do Porto Santo salientou, perante o presidente da Quercus, Paulo do Carmo, o seu agradecimento pelo facto de ter escolhido o Porto Santo para ser o primeiro concelho a receber o galardão, “dando visibilidade à nossa maravilha natural que é esta praia”.

“Temos muito orgulho na nossa praia. Além de um mar calmo que possibilita às crianças banhos tranquilos, sabemos que tem qualidades únicas a nível nacional e raras no mundo. Só a praia do Porto Santo tem areias biogénicas, ou seja areias que resultam da fragmentação de restos de seres vivos marinhos”, enunciou.