Visitas gratuitas assinalaram o 26º aniversário do Museu Militar

Museu Militar festaO Museu Militar da Madeira comemorou, no dia 5 de julho, o seu 26º aniversário cujo programa incluiu, entre os dias 02 e 05, visitas gratuitas ao Museu Militar. Salientam-se as visitas realizadas por grupos dos Centros de Atividades de Verão coordenados pelas Câmaras Municipais de Câmara de Lobos e da Calheta que envolveram cerca de 160 crianças e jovens e seus tutores.

Segundo refere uma nota do Comando da Zona Militar, “estas atividades foram realizadas tendo por orientação o definido para o Serviço Educativo do Museu Militar que está a iniciar a sua programação”.

No dia 05 de julho as atividades iniciaram-se com uma conferência subordinada ao tema “A apetência inglesa pela Madeira. A ocupação da ilha pelas tropas inglesas (1801-02 e 1807-14)”, apresentada por Emanuel Janes, que teve lugar no núcleo Museológico do Museu Militar no Forte de São Tiago. Estiveram presentes a vice-presidente da Assembleia Regional, Fernanda Cardoso, a secretária regional de Turismo e Cultura, Paula Cabaaço, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Gouveia, o Major-General Comandante Operacional e da Zona Militar da Madeira, Major-General Carlos Perestrelo, e o Major-General Aníbal Flambó, diretor da Direção de História e Cultura Militar, entre outras entidades.

Às 21H00, no interior do Palácio de S. Lourenço, teve lugar um Concerto pela Banda Militar da Madeira que integrou elementos da Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira, no âmbito de um programa designado por “Assimetrias Musicais”.