Santa Cruz vive amanhã, sábado, 22 de junho, pelas 21 horas, a Gala de Folclore “Re_cordis: De novo no coração”, um espetáculo integrado no programa das festas do Concelho de Santa Cruz – SANTAFAZ’19.
Numa nota enviada à comunicação social, é referidon que “a Recordis remete para a origem latina da palavra recordação ou de novo no coração e propõe ao público uma viagem no espaço e no tempo pelas terras de Santa Cruz. Procurando afastar-se das performances de folclore mais convencionais e envolvendo cada um dos grupos de folclore existentes nas diferentes freguesias do Concelho, este espetáculo remete para a história de Santa Cruz e para os elementos identitários distintivos de cada freguesia”.
Facto interessante, expressa a mesma informação, “é o de Santa Cruz ser, na Região Autónoma da Madeira, o Concelho com mais grupos de folclore estabelecidos, contabilizando um total de 9 conjuntos. No dia 22 de junho, todos eles estarão reunidos em cima de palco para um espetáculo único, que pretende recordar vivências de outrora, trazendo-as de novo ao coração. Grupos Participantes
Participam neste espetáculo o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz, Folclore e Tradições de Gaula – TRAGA, Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula, Grupo Romarias e Tradições da Camacha, Grupo Folclórico Infantil da Camacha, Grupo Folclórico Juvenil da Camacha, Grupo de Folclore do Rochão, Grupo de Romarias antigas do Rochão e Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha que tem também a encargo, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz, a organização deste espetáculo.
A abertura do espetáculo contará ainda com a participação especial do projeto MUTRAMA, que ficará igualmente encarregue da programação da noite DE 22 de junho do SANTAFAZ’19, após o término do espetáculo RE_CORDIS.