Albuquerque foi ao aniversário da Escola da Torre dizer que é importante “o exercício de memória” e “uma sociedade crítica”

Albuquerque Escola da Torre 1PGRMescolaTorre2O presidente do Governo Regional esteve hoje presente nas comemorações do 25º aniversário da Escola da Torre, onde fez questão de salientar que no âmbito do papel que este estabelecimento de ensino tem desempenhado no setor educativo da Região, “é importante ter exercício de memória, não podemos ter uma perspetiva de futuro consolidada sem olharmos para o percurso do passado”.

Miguel Albuquerque recuou ao início da Autonomia Política da Madeira para apontar o atraso então vivido na Madeira em contraponto com o que existe hoje. “O que conseguimos na Educação é extraordinário, criando uma sociedade onde a igualdade de oportunidades não é palavra vã. Tínhamos índices de anaflabetismo vergonhosos e o que conseguimos foi um sucesso. Temos dos melhores professores do País”.

Albuquerque considera que “os desafios, hoje, apontam para manter uma sociedade aberta, cosmopolita, formando contra o xenofobismo, o populismo, preparada para distinguir o bem do mal, a informação da desinformação, o que é manipulação e o que é a verdade com sentido crítico, uma vez que temos hoje sociedades onde a tecnologia e o manancial de informação, se não for filtrada, pode levar essas mesmas sociedades a dificuldades na defesa dos valores cívicos”, sublinhando ser importante manter os princípios do racionalismo”.