Arraial de Santo António com atuações em duplicado

 

Santo AntónioSílvio Mendes

O centro da freguesia de Santo António vai estar em destaque no mês de junho com a realização da festa em honra do santo padroeiro daquela freguesia funchalense.
A paróquia organiza a festa religiosa com animação e a Junta de Freguesia de Santa António organiza as festas da freguesia.
Os programas de animação são realizados em simultâneo e num espaço de poucas dezenas de metros há atuações de artistas em simultâneo.
A falta de diálogo entre as duas Instituições proporciona esta situação caricata que é única na Madeira e que não traz nenhum benefício com a duplicação de actuações.
Olhando os programas elaborados para esta festa verificamos que no dia 8 de junho no adro entre as 21 horas e as 24 horas atuará o conjunto Electro Band numa organização da paróquia de Santo António e à mesma hora a Junta de Freguesia promove animação com o cantor Miguel Pires e com o grupo 4 Gerações.
No dia 9, no adro entre as 21 h  as 24 horas irá estar o cantor Pedro Garcia e no recinto no Caminho do Ribeirinho nas proximidades do adro vão cantar Álvaro Florença às 21 horas e Miro Freitas às 22 horas.
A situação de atuações em simultâneo prossegue no dia 10 de junho com Vânia Fernandes a cantar no adro entre as 21 horas e as 24 horas enquanto que a Junta de Freguesia tem como convidados o conjunto Aoakaso, às 21 horas e o cantor Roberto Freitas a partir das 22h30.
Para o dia 11 a paróquia de Santo António convidou o conjunto Banda Fixe que atuará  a partir das 21 horas e a Junta de Freguesia convidou o conjunto Electro Band para as 21 horas (um conjunto que como referimos também atua no dia 8 no adro) e o cantor Bryan Wilson às 22h30.
A véspera de Santo António terá muita animação: no adro com início às 22 horas e até às 2 horas da madrugada estará o cantor João Vinagre com o conjunto Impacto e na área da Junta de Freguesia atuará o conjunto Galáxia a partir das 22h30.
E nesse dia também há marchas populares com início às 21 horas organizadas pela Junta de Freguesia.
Finalmente a 13 de junho, dia de Santo António, a animação será com o conjunto Animatura no adro, promovido pela paróquia das 21 h às 24 enquanto que a Junta de Freguesia tem como atrações os cantores Bruno Faria às 21 horas e Rúben Aguiar às 22h30.
Com um pouco de diálogo e boa vontade não havia esta duplicação de artistas, aliás como se verificava há poucos anos em que a festa era organizada pela paróquia com a colaboração da Junta de Freguesia de Santo António.
Os tempos mudaram e agora há fartura numa festa com tradição.