Encontro em julho na Região cativa investidores da Diáspora

Apresentação_Encontro_Diaspora_01

O vice presidente do Governo Regional, Pedro Calado, e o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Luís Carneiro apresnetaram hoje o II.º Encontro Intercalar de Investidores da Diáspora, a 24, 25 e 26 de julho. O I.º Encontro Intercalar de Investidores da Diáspora realizou-se, em julho do ano passado, na cidade da Praia da Vitória, na ilha Terceira, nos Açores.

Nestes encontros intercalares de Investidores da Diáspora participam algumas centenas de investidores, empresários e empreendedores da comunidade portuguesa radicada nos vários continentes do mundo, abrindo portas para potenciais parcerias e negócios com Portugal e, em especial, com a Madeira, que este ano é a região anfitriã.

“O lema destes encontros tem sido o de dar a “conhecer para investir”, precisamente, porque o que se pretende com esta iniciativa é disponibilizar informação e contactos para potenciais interesses de investimento, num contexto propício ao “networking”, refere uma nota da vice presidência sobre a iniciativa

Além das áreas de investimento, os potenciais investidores e ou empreendedores poderão, também, inteirar-se dos diferentes programas de incentivos que estejam disponíveis, quer ao investimento, quer à internacionalização.

Pedro Calado sublinha o facto deste encontro representar muito para o País e para a Região, direcionando o discurso para investidores da Diáspora.  “Aproveitámos muito bem os fundos comunitários e é pena que as pessoas não entendam a importância das eleições que ontem ocorreram. A Madeira teve mais de 3 mil milhões de investimento provenientes de fundos europeus”.

Os emigrantes olham a nossa terra com uma visão de investimento, temos visto isso no mercado da África do Sul, Reino Unido, da Austrália, de vários cantos do mundo, isso deixa-nos satisfeitos. O nosso emigrante, hoje, não olha a nossa terra apenas porque aqui nasceram, olham para investimento. Temos uma taxa de desemprego que é a mais baixa do espaço nacional, de 7%. Temos crescimento, temos condições para o investimento, com vantagens fiscais muito atrativas”.

Relativamente ao evento, o dia 24 de julho será para a receção dos participantes, sendo que no dia 25 de julho, a abertura ocorre com uma intervenção do presidente do Governo Regional, além de que acontece, neste evento, o ponto alto com a intervenção do convidado Durão Barroso.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas lembra io facto deste Encontro ocorrer num momento em que a Madeira assinala a comemoração dos 600 anos das Descobertas, referindon que estas iniciativas “constituem uma homenagem à Diáspora, que hoje conta com 5,7 milhões, entre portugueses e lusodescentes. Entre eles, muitos madeirenses. Esta cooperação entre Governos é uma homenagem, também, aos madeirenses que em todo o mundo exprimem os valores, a língua e a herança do País”.