Bispo reconhece que PEF precisa de instalações renovadas mas “com calma vamos fazendo caminho”

Foto Rui Marote/Arquivo.

Pouco mais de quatro meses à frente da Diocese do Funchal, o novo Bispo tem-se desdobrado numa azáfama de contactos com as paróquias da Madeira. Confessa-se seduzido com a hospitalidade e simpatia dos madeirenses, considerando mesmo ser o ponto mais interessante desta nova missão: “O que mais me agradou foram as pessoas, a fé das pessoas e todo o acolhimento”.

Mas, a abertura dos madeirenses exige também do Prelado um grande trabalho no terreno. Ao FN, D. Nuno Brás tocou justamente nesse ponto para salientar que “aquilo que está a ser mais difícil é, apesar de tudo, conhecer as pessoas, porque existem tantas realidades tão boas e tão bonitas que é difícil as conhecer a todas. Têm sido dias de uma agenda tão intensa e de muitos contactos com pessoas e com a realidade madeirense”.

Mais conscientes da fé

Quanto ao desafio da evangelização dos madeirenses e da fé, D. Nuno Brás torna-se mais reflexivo e dá sinais de querer ver um conhecimento mais sólido por parte de todos: “O ser cristão é sempre uma realidade que podemos e devemos melhorar. O nosso objetivo é sermos perfeitos como o Pai do céu é perfeito. Para a perfeição temos sempre muito que fazer. Penso, no entanto, que falta estarmos mais conscientes das razões da nossa fé, e, neste sentido, sermos capazes de dizermos e falarmos da nossa fé, não simplesmente a partir do sentimento mas também a partir da consciência que temos de sermos cristãos. Penso que é por aí que temos de caminhar”.

PEF necessita de casa renovada

Noutro patamar, interrogado sobre os seus planos para o Posto Emissor do Funchal, D. Nuno Brás explicou que “o PEF é uma grande emissora da nossa ilha” e assim espera que continue. No entanto, há trabalho a fazer: “Obviamente que necessita de umas instalações renovadas, pelo menos”. Mas, salientou, “com calma, vamos fazendo caminho.”

Jornal da Madeira a funcionar bem

Interrogado ainda sobre o projeto digital Jornal da Madeira, as impressões do Prelado são positivas: “Tanto quanto me é dado perceber, tem funcionado muito bem com bastantes visitas diárias. Não sei quantificar mas está a funcionar muito bem”.

Não há novo livro

O Prelado da Diocese dá ainda a conhecer, no dia 1 de junho, por ocasião da Feira do Livro, o seu livro “Cenas de Deus Retratos/Coisas da Vida” , com apresentação a cargo de Pedro Barbas Homem, pelas 16 horas. O Bispo aproveita para precisar: “Não é um novo livro. Vou apresentar o título que já apresentei em Lisboa. Não há nenhum escrito novo”.