PSD avisa CMF: não basta fechar ruas, é preciso estimular o comércio tradicional

O PSD veio hoje alertar a CMF de que “não basta fechar ruas”, sendo necessário garantir “que as mesmas têm dinamização económica e comercial, de forma a que os lojistas possam desenvolver os seus negócios”. O alerta foi deixado esta quinta-feira pela vereação do PSD, em reunião de Câmara, ao presidente da edilidade funchalense.

Jorge Vale Fernandes lembrou as duas propostas do PSD aprovadas em Assembleia Municipal do Funchal que visam a dinamização do comércio tradicional, mas que o executivo socialista tarda em implementar, apesar de não haver nenhum impedimento técnico, refere uma nota de imprensa.

Uma das propostas está relacionada com a indemnização aos comerciantes afectados financeiramente pelas obras da Fernão Ornelas, do Bom Jesus e outras. E uma segunda proposta referente ao desconto nos parquímetros municipais para as famílias que façam compras no comércio tradicional no centro da cidade.

“Sabendo que existem ainda diversas artérias da Cidade com muitas lojas fechadas, abandonadas e devolutas, questionamos [o presidente da CMF], que iniciativas é que esta autarquia entende lançar para dinamizar o comércio”, disse o vereador do PSD, acrescentando que o desconto nos parquímetros é uma medida efectiva que iria permitir maior dinamismo no centro do Funchal.

“Esta é uma medida que beneficia as famílias, que gera movimento na cidade e incentiva as compras nas lojas do comércio tradicional”, reforçou, lembrando a recente notícia que deu conta da pouca rotatividade nos parquímetros e da asfixia sentida pelos comerciantes.

Um desconto para os automobilistas que fazem compras no comércio tradicional “permitiria aumentar a rotatividade dos estacionamentos”, ou seja, “uma família que vem ao centro da cidade, estaciona, faz as suas compras e na sequência dessa mesma compra pode obter um desconto no estacionamento”, concluindo que é uma medida boa para as famílias, boa para os lojistas/ comerciantes e boa para revitalizar o centro da cidade.