O Hospital Particular da Madeira atrasou a abertura porque esteve a aguardar o licenciamento no âmbito dos serviços de Radiologia, presentemente da competência da Agência Portuguesa do Ambiente, sendo que as áreas que estão na esfera de certificação da Direção Geral de Saúde referem-se à qualidade das unidades de saúde, pelo Modelo ACSA.
Entretanto, hoje mesmo foi anunciado, pela Quinta Vigia, a visita de Miguel Albuquerque ao referido Hospital, amanhã, sexta-feira, 17 de maio, constituindo esta uma presença que marca o momento em que aquela unidade passa a constituir mais uma oferta nos serviços de saúde na Região.
O Hospital Particular da Madeira está localizado na Avenida Mário Soares, nº 145, no Funchal, e tem uma área de implantação superior a 3.500 metros quadrados e 20.000 metros quadrados de área de construção, distribuídos por sete pisos, três dos quais abaixo do solo.
Funcionará durante vinte e quatro horas, com serviço de atendimento permanente, quer para adulto quer para crianças. Serão disponibilizadas mais de 50 especialidades médico-cirúrgicas e consultas especializadas.
Terá 100 camas de internamento, partilhadas por suítes, quartos individuais e semi-individuais ou duplos. Entre as estruturas salientam-se três salas de bloco operatório, uma sala operatória híbrida, uma unidade de recobro, bloco de partos, vigilância neonatal, uma Unidade da Mulher, uma Unidade da Criança e Adolescente, Consultas Externas, serviço de exames especiais com recobro, Hospital de Dia Oncológico, Hospital de Dia Médico, Serviço de Imagiologia, Análises Clínicas e Anatomia Patológica.
Uma nota da presidência do Governo lembra dados sobre a unidade, apontando que a mesma oferecerá ainda 198 lugares de estacionamento coberto, alocados pelos pisos subterrâneos. Serão ainda disponibilizados aos utentes uma série de serviços complementares, como cafetaria, lounge, multibanco, papelaria, parafarmácia e refeitório/restaurante”.
O Hospital Particular da Madeira contará com um investimento totalmente privado na ordem dos 25 milhões de euros, cujos acionistas são além do Grupo HPA Saúde, um conjunto de acionistas privados liderados pelo Eng.º David Caldeira.