Vítimas acompanhadas pela APAV são “uma parcela da realidade mais abrangente”, 47 homicídios em 2018

APAV VITIMAS
A violência sobre as mulheres tem vindo a ser mais noticiada e mais visível, mas o número de mortes em consequência do fenómeno continua a ser preocupante.

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) apresentou o relatório estatístico da Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio e Vítimas de Terrorismo (RAFAVHVT), onde os números são claros quanto ao verdadeiro problema da sociedade: 28 crimes de homicídio em forma tentada e 19 crimes de homicídio na forma consumada em 2018.

Relativamente aos utentes apoiados pela RAFAVHVT, podemos verificar que a maioria reside no distrito de Lisboa e Vale do Tejo, seguidos por Vila Real e Porto. Dois dos processos foram registados na Madeira.

O relatório reporta-se ao ano de 2018 e dá conta do apoio prestado por esta sub-rede da APAV e do trabalho do Observatório de Crimes de Homicídio (OCH) – Observatório de Imprensa dos Crimes de Homicídio em Portugal e de Portugueses Mortos no Estrangeiro. Em 2018, a RAFAVHVT realizou 1218 atendimentos, entre novos processos de apoio e processos que tem vindo a acompanhar de anos anteriores, referindo a informação que “as vítimas acompanhadas pela APAV são apenas uma parcela de uma realidade mais abrangente de homicídios que aconteceram em Portugal, ou de cidadãos/ãs portugueses/as mortos/as no estrangeiro”,

Através do Observatório de Imprensa de Crimes de Homicídio em Portugal e de Portugueses no Estrangeiro, a RAFAVHVT contabilizou 87 crimes de homicídio consumado em Portugal e 25 portugueses/as assassinados/as fora de Portugal. O crescimento preocupante dos crimes de terrorismo levou a APAV a destacar o trabalho que tem sido levado a cabo nesta área, acrescentando, em 2019, o termo “Vítimas de Terrorismo” à designação da sub-rede.