

SESARAM e Hospital Particular da Madeira assinaram hoje um protocolo para o fornecimento de Componentes Sanguíneos, facto que mereceu, por parte da presidente do conselho de administração do Serviço Regional de Saúde uma apreciação lembrando que é na área de intervenção do Serviço de Saúde “que existe o único serviço de sangue de Medicina Transfusional certificado da Direcção Geral de Sangue e de Transplantação no que diz respeito à verificação do cumprimento dos requisitos técnicos legalmente previsto e das normas e especificações relativas ao Sistema de Qualidade dos serviços de sangue”. Este protocolo pode não ser o único, admite o secretário da Saúde.
O SESARAM compromete-se ao fornecimento de componentes sanguíneos homólogos compatibilizados ou autólogos dependente da disponibilidade no Serviço de Sangue de Medicina Transfusional e da inexistência de necessidades internas, bem como do cumprimento dos demais requisitos em estreita colaboração entre as duas instituições e sempre da análise conjunta do pedido e no critério.
Tomásia Alves considera que “a saúde é um bem maior e numa Região Insular e com a nossa dimensão só com um espírito de profundo respeito, transparência e dedicação ao bem comum – a saúde – é possível prosseguir os nossos objetivos, onde o público e o particular desempenham as suas funções e caminham no mesmo sentido”.
O secretário regional da Saúde considerou que “este é o primeiro sinal evidente para a população da Região Autónoma da Madeira do que poderá ser o novo paradigma da Saúde na Região. Depois de 43 anos do sistema convencionado, com bons resultados, entramos agora em mais uma vertente, a privada, e naturalmente estas parcerias e estes protocolos revelam o que sentimos que é necessário trabalhar com todos para que a capacidade de resposta possa aumentar. Temos uma entidade certificada nesta área do sangue e naturalmente o Hospital Particular da Madeira procura a garantia e a asegurança”.
Pedro Ramos diz que “este pode ser o começo de outros protocolos, referindo que, a partir de agora, há mais um parceiro na área da Saúde para quem tiver maior disponibilidade financeira”.
O administrador do Hospital Particular da Madeira, enf. Alexandre Gonçalinho, agradeceu a transparência com que o SESARAM observou este acordo, comprometendo-se que o grupo HPA vai respeitar os normativos e os padrões nacionais e internacionais correspondentes.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




