A Paróquia de São Jorge celebra, na próxima sexta-feira, dia 26 de Abril, o 504.° aniversário da sua criação com a tradicional missa votiva do seu patrono, o mártir São Jorge, que terá lugar na Igreja Matriz às 19h00, sob a presidência do bispo do Funchal, D. Nuno Brás.
A eucaristia, que coincide com a primeira visita oficial do novo Bispo do Funchal e com a chegada à Paróquia das sagradas relíquias do seu padroeiro, será abrilhantada pela presença do Exército Português, culminando com a homenagem da Irmandade de São Jorge a Alberto João Jardim e à professora Liliana Rodrigues, que passarão a integrar, a título honorário, esta instituição fundada pelo Papa Bento XIV em 1742.
De igual forma, e atendendo ao papel desempenhado pelo antigo Presidente do Governo Regional na defesa do património cultural da Igreja Matriz de São Jorge, e do trabalho na protecção dos Direitos Humanos e em prol das populações migrantes por parte da Eurodeputada cessante Liliana Rodrigues, os homenageados receberão das mãos do Bispo do Funchal, a mais alta distinção da Irmandade, a sua grã-cruz, numa decisão unânime da Mesa da instituição, em reconhecimento da prática pública e abnegada dos valores patentes no Breve Pontifício da sua criação.
Uma nota de imprensa salienta, ainda, que a professora Liliana Rodrigues será a primeira mulher a receber a mencionada distinção que conta, presentemente, com apenas dois outros recipientes: o General Rui Clero, Comandante Nacional da GNR, e o General Marco Serronha, Segundo Comandante da Missão da ONU na República Centro-Africana.