Hospital Particular da Madeira está preparado para abrir mas aguarda as certificações

O Hospital Particular da Madeira, do Grupo HPA Saúde, está preparado para abrir as portas, sendo que essa operacionalidade do ponto de vista dos equipamentos e dos recursos humanos apenas está a aguardar as respetivas certificações por parte das entidades competentes nestes domínios do funcionamento das unidades de saúde,a Direção Geral de Saúde e o IASAÚDE.

Fonte contactada pelo FN garante que a estrutura está devidamente enquadrada para proceder a um funcionamento esperado, na modernidade técnica e na capacidade de prestação de serviços e a abertura deverá ocorrer nos prazos inicialmente delineados, embora se refira a existência de algumas novas exigências por parte do processo de certificação, o que eventualmente poderá impedir uma possível aceleração processual.

O Hospital Particular da Madeira situa-se na freguesia de S. Martinho, integrado no Plano de Urbanização do Amparo, e segundo podemos observar no site do grupo, “será a unidade de saúde mais moderna e bem equipada do arquipélago, com uma forte aposta na inovação tecnológica e em recursos humanos de excelência”. O grupo HPA Saúde detém, também na Madeira, o Madeira Medical Center, reforçando assim a prestação de serviços de saúde na Região com uma nova unidade hospitalar, que se afirma como uma “referência dos cuidados de saúde em toda a região, mas igualmente na área do turismo de saúde”.

O Hospital Particular da Madeira conta com 100 Camas de Internamento partilhadas por suites, quartos individuais e semi-individuais ou duplos, 3 Salas de Bloco Operatório, uma Sala Operatória Híbrida, uma unidade de Recobro, um serviço de Atendimento Permanente Adultos 24 horas, um serviço de Atendimento Permanente Pediátrico, bloco de Partos,Vigilância Neonatal, Unidade da Mulher, Unidade da Criança e Adolescente, Consultas Externas, Serviço de exames especiais com recobro, Hospital de Dia Oncológico, Hospital de Dia Médico, Serviço de Imagiologia, Análises Clínicas, Anatomia Patológica, estando ainda previsto um estacionamento coberto com capacidade para 198 veículos.

Com uma área de implantação superior a 3.500m2, tem mais de 20.000m2 de área de construção, distribuídos por sete pisos, três dos quais abaixo do solo, esta infraestrutura estima um investimento na ordem dos 25 milhões de euros. Serão disponibilizadas mais de 50 especialidades médico-cirúrgicas e consultas especializadas.

O Grupo HPA Saúde foi fundado em 1996 com a abertura do primeiro Hospital em Alvor, é constituído por quatro Unidades Hospitalares no Algarve, uma na Madeira e várias clínicas no Algarve, Alentejo e Madeira.

O Funchal Notícias estabeleceu contacto com a administração do grupo, no Funchal, mas até ao momento não foi possível contar com a posição sobre a respetiva abertura do novo Hospital, bem como o processo relacionado com as respetivas certificações, pelo que a todo o momento, e caso seja o entendimento do grupo HPA Saúde, poderemos publicar essa mesma posição em peça posterior.