Roteiro de viagem: estudantes da Horácio Bento com aula ao ar livre pelas ruas de Londres

A viagem a Londres de 45 estudantes da Escola Horácio Bento de Gouveia tem proporcionado aos estudantes e ao coordenador, Rómulo Neves, momentos únicos. Uma visita de estudo para aperfeiçoar o domínio da língua inglesa dos alunos, “dar vida ao manual” através da visita a diversos locais emblemáticos da capital britânica e proporcionar aprendizagens recreativas, lúdicas e desportivas sob a realidade do Reino Unido.

Rómulo Neves descreve ao FN alguns momentos desta viagem, que o FN, reproduz, à laia de roteiro de viagem.

“E hoje foi um dia em grande! Começámos a manhã com um substancial pequeno almoço britânico, com tudo o que seria esperado: beans, toast, sausages, fried eggs and bacon claro! Juntamos o grupo e partimos em direção a Londres, a fim de fazermos uma visita guiada aos monumentos e edifícios políticos de maior relevância. Foi com muita pena que verificamos que o Big Ben está em obras, mas a Westminster Abbey, as Houses of Parliament, o Buckingham Palace, St James Park (onde alimentamos os esquilos) e, claro, a Downing Street. Testemunhamos ainda uma manifestação anti e a favor do Brexit. Uma verdadeira aula ao ar livre, demonstrando em contexto natural o significado do respeito e democracia.

De seguida, passamos à aventura com o divertido Shrek Adventure, o passeio 360° no famoso London Eye e ainda vimos um filme em.4D!

Estávamos felizes, abençoados com um bonito dia de sol, céu azul e decidimos não parar… Trafalgar Square, Picadilly Circus foram as etapas seguintes.

Claro que, durante o dia, cruzámo-nos com milhares de pessoas, de diferentes nacionalidades, aparências e estilos. Vimos uma arquitetura diferente, lojas elegantes, carros modernos e tantos, mas tantos táxis e autocarros de dois andares.

Estava a entardecer e decidimos jantar na apressada Leicester Square, demos um saltinho a Chinatown, ao M&Ms World, à Lego e percebemos que num só quarteirão ouvimos tantas línguas diferentes.

Os nossos alunos perceberam que afinal não precisam ter medo de falar em Inglês. O que importa é comunicar e caminhamos para vários Englishes em vez de uma pronúncia londrina imaculada e à imagem da rainha. Percebemos ainda que alguns estereótipos são isso mesmo… sim, às 17h, os britânicos não param para beber chá !

Mas o momento alto ainda estava para chegar… tivemos o privilégio de assistir ao musical Thriller de Michael Jackson e ficámos surpreendidos com tanta música, cor, dança, “breathtaking e overwhelming” diziam os nossos jovens num inglês irrepreensível.

Vamos a caminho do Colégio com a certeza de ter sido um dia fantástico! Na qualidade de coordenador do projeto sinto-me feliz: 5 professores empenhados e sempre disponíveis, uma verdadeira equipa; mensagens de outros colegas e pais de incentivo e confiança, mas acima de tudo 41 jovens educados e respeitadores. Não consigo evitar sorrir quando olho para eles no autocarro, já a dormitar vencidos pelo cansaço, mas com um ar tranquilo e feliz!