A Madeira tem 11 Farmácias em risco de encerramento, o que corresponde a 16,9% das farmácias da Região. Deste total, uma farmácia enfrenta processos de insolvência e dez apresentam processos de penhora. Estes dados foram hoje divulgados pela Associação Nacional de Farmácia, que anuncia a vinda à Região do presidente da ANF, Paulo Cleto Duarte, na próxima sexta-feira, 8 de março.
O presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF) dinamiza a recolha de assinaturas para a Petição à Assembleia da República “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS”. Paulo Cleto Duarte vai visitar quatro farmácias da Região, sendo que uma delas, a farmácia Cunha, em Santana, é propriedade do presidente da Câmara Municipal local, Teófilo Cunha, sendo que as restantes farmácias na agenda da visita são a Farmácia Penha D’Águia, Porto da Cruz, Farmácia Solanja, Santana e Farmácia do Faial.
De acordo com números também divulgados pela ANF, existem neste momento 679 farmácias, em Portugal, que enfrentam processos de penhora e insolvência, o que corresponde a 23,2% da rede, de acordo com o barómetro do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR) da Associação Nacional das Farmácias.