Novo Bispo já esteve no Funchal a preparar posse do dia 17 de fevereiro

Com Rui Marote

O novo Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, já esteve no Funchal em visita que a Diocese promoveu de forma muito sigilosa. A deslocação ocorreu na semana passada e o objetivo foi estabelecer os primeiros contactos com D. António Carrilho, o atual Bispo, bem como inteirar-se do programa da posse e de algumas das realidades que irá encontrar nas suas futuras funções.

Recorde-se que o programa da posse está elaborado há algum tempo e D. Nuno Brás tem chegada oficial à Madeira prevista para o dia 15 de fevereiro, sendo que a posse terá lugar na Sé do Funchal no dia 17 de fevereiro, saindo da Igreja do Carmo para a Catedral, prevendo-se para as 16 horas a entrada solene na Sé.

15h15 – Chegada de D. Nuno Brás à Sé do Funchal (O Deão do Cabido e os Cónegos recebem o Novo Bispo. O Deão apresenta a Cruz, depois faz a aspersão com água benta. O Novo Bispo dirige-se até à capela do Santíssimo Sacramento).

15h15 – Chegada dos sacerdotes para paramentação na igreja do Carmo. Os sacerdotes paramentam-se na igreja e depois aguardam no seu interior a chegada do Senhor Bispo. Os sacerdotes trazem alva e estola branca.

15h30 – Chegada de D. Nuno a igreja do Carmo.

15h45 – Saída do cortejo litúrgico para a Catedral.

16h – Chegada à Sé e entrada solene.

D. António Carrilho, Administrador Apostólico, celebra os ritos iniciais. Depois segue-se o rito da tomada de posse, com leitura da Carta Apostólica pelo Núncio Apostólico e passagem do báculo das mãos de D. António para as mãos de D. Nuno Brás, como Novo Bispo do Funchal. Em seguida, D. Nuno Brás toma lugar na sua sede.

A Missa será transmitida em direto pela RTP Madeira e pelo canal do Youtube da Diocese do Funchal.

No final da Missa os bispos e os sacerdotes fazem a desparamentação na sacristia da Sé.

No final do dia realiza-se, para os convidados, um jantar festivo no Colégio de Santa Teresinha.