AIDAnova arrancou cabeço do porto do Funchal, obras de reparação já estão em curso

AIDA porto cabeço destruido
As máquinas trabalham para tornar este cabeço operacional. Foto Rui Marote
cabeço porto do Funchal
As obras decorrem no cabeço onde é visível a destruição. Fotos Rui Marote

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

portom do Funchal cabeço
Hoje, as obras decorriam com o navio Ventura atracado mais à frente. Foto Rui Marote
aidanova1
O AIDAnova é um navio com 337 metros de comprimento.

O AIDAnova, navio lançado ao mar em agosto de 2018 e que estreou na Madeira com chegada a 23 de dezembro e saída a 24, arrancou um dos cabeços do porto do Funchal na sua segunda passagem pela Madeira, na noite de final de ano, no momento em que operava a acostagem naquela infraestrutura portuária.

Segundo o Funchal Notícias conseguiu apurar, a dimensão deste navio, coloca algumas condicionantes à estrutura do porto, facto que, como nos adiantaram, ainda mais justifica as obras que já têm luz verde do Governo para avançar, com o alargamento da Pontinha.

Em função do incidente, que não terá provocado danos de maior no barco, foram necessárias obras imediatas no sentido de repor aquele cabeço,que tinha 50 toneladas, mas que agora passará a ter 150 toneladas, sendo que atendendo às especificidades e à necessidade de consolidação, ali não poderão atracar barcos durante sensivelmente um mês, de acordo com as nossas fontes.

Neste momento, como as imagens de Rui Marote documentam, decorrem os trabalhos de reparação da parte danificada pela operação de atracagem do AIDAnova, uma obra a cargo da Etermar, sendo os mesmos decorrem em bom ritmo para que o porto do Funchal volta às normais condições de operacionalidade, naquela que é uma importante “porta de entrada” de turismo na Região, um nicho relevante de mercado.

Recorde-se que o AIDAnova esteve mais recentemente na Região, onde o comandante foi alvo de uma cerimónia de boas vindas por parte da administração de Portos (APRAM).

O AIDAnova começou a ser construído em setembro de 2017, pela Meyer Werft GmbH em Papenburg, Alemanha, com contrato da Carnival Corporation para a AIDA Cruises. Foi lançado ao mar em agosto de 2018, tem uma capacidade para 6 mil passageiros. Tem 337 metrose uma tonelagem de 183.900 GT