Funchal City Race concentrou 400 participantes

funchal city race ccFunchal City race podioFunchal RaceFunchal City Race Corrida CQuatro centenas de participantes na 1.ª Edição do Funchal City Race orientaram-se por toda a baixa da cidade do Funchal, refere uma nota da organização enviada à comnunicação social e onde dá conta dos pormenores da prova.

A mesma nota refere que “na tarde de Sábado, a etapa Sprint concentrou-se no Parque Santa Catarina, com percursos que levaram os participantes aos espaços em redor do Pestana Casino Park e da Fundação Princesa Dona Maria Amélia, revelando-se um exercício complexo em virtude do elevado detalhe dos mapas e dos percursos. Nesta primeira etapa destaque para as vitórias dos atletas do Reino Unido, Matthew Elkington (KD) na Elite Masculina e Sarah-Jane Barrable  (SLOW) nos femininos.

Domingo, durante a manhã realizou-se a etapa pontuável para os circuitos Portugal City Race e Euro Tour City Race, com a organização do Clube Aventura da Madeira a montar a área de prova em toda a baixa da cidade, entre o Forte de São Tiago e o Parque de Santa Catarina, tendo as partidas e chegadas na Praça do Município.  Os participantes foram distribuídos por 13 percursos diferentes, desde a formação aos veteranos com mais de 75 anos, e escalões elite que tiveram pela frente percursos com cerca de 12 Km nos masculinos e cerca de 8 Km para os femininos.

As vitórias nos escalões elite foram disputadas ao segundo, em particular no escalão Sénior Elite Masculino, em que os três primeiros classificados terminaram com uma diferença de 10 segundos, após percursos com opções diversas.

Sénior Masculino Elite

1.º Jack Kosky                 SO (Reino Unido)                45:27

2.º Matthew Elkington  KD (Reino Unido)              45:33

3.º Tiago Martins Aires  CMo Funchal (Portugal)                 45:37

4.º Pavel Krasko               Belarus (Bielorrússia)      47:01

5.º Nick Barrable              SLOW (Reino Unido)        47:44

Sénior Feminino Elite

1.ª Antonija Orlic               Sprint Addicts (Reino Unido)   40:22

2.ª Sarah-Jane Barrable                  SLOW (Reino Unido)                  41:12

3.ª Gudrun Englmaier      Individual (Austria)                     42:25

4.ª Isabel Diz                      CORNELIUS (Espanha)                45:13

5.ª Tereza Maria Rush     BOK (Reino Unido)                     46:11

A organização do Clube Aventura da Madeira que reuniu 45 colaboradores faz um balanço muito positivo à realização do evento,” tendo recebido comentários dos participantes de incentivo à organização de uma segunda edição do Funchal City Race. Nesta primeira edição, o evento reuniu 434 participantes em representação de 110 clubes, de 23 países. O Reino Unido liderou as comitivas com 105 atletas, a Noruega com 33 participantes, Espanha com 28 e a Suíça com 19 participantes reuniram a maioria dos 244 participantes estrangeiros e os 60 participantes individuais e de clubes nacionais que vieram à Madeira para participar no evento, ultrapassando os trezentos visitantes”

Para a concretização das duas etapas do Funchal City Race, a organização montou cerca de 60 postos de controlo, disponibilizando treze percursos em cada um dos dias de competição, tendo sido impressos 1000 mapas para os dois dias do evento.

O encerramento do evento ocorreu na Praça do Município, numa cerimónia distinguiu os vencedores da segunda etapa do Funchal City Race e igualmente os vencedores dos rankings dos circuitos Portugal City Race e Euro Tour City Race.