Greve desta segunda-feira deve condicionar análises clínicas e exames na Madeira, prevê o Sindicato

Centro de Saúde Bom Jesus 2
Quem tem análises clínicas para amanhã, segunda-feira, deve ter em conta a greve dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica.

A estrutura regional do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (STSS) emitiu hoje uma nota onde alerta para as consequências da greve marcada para amamhã, segunda-feira, 29 de outubro. E refere que “devido à previsível forte adesão à greve, de âmbito nacional, os exames de diagnóstico e os tratamentos de reabilitação deverão sofrer fortes constrangimentos, no dia de amanhã, na Região Autónoma da Madeira (RAM)”.

A nota lamenta que aqueles técnicos sejam obrigados a usar este último recurso, “para que seja possível corrigir, na mesa das negociações, a discriminação que estão a ser alvo por parte do governo da republica, nomeadamente quanto à tabela salarial, que não é equitativa com outras com o mesmo grau de qualificações e de responsabilidade, mas também relativamente à transição para a nova carreira, que não tem paralelo na administração pública portuguesa”.

Na Região, o Sindicato prevê “uma forte adesão pelo que quem tem exames marcados, como análises clínicas, exames ao coração, exames à visão, entre outros e tratamentos de reabilitação como fisioterapia, terapia da fala ou terapia ocupacional, deverá contactar antecipadamente o serviço em causa, de forma a evitar deslocações desnecessárias ao local do exame ou do tratamento”.

O STSS garante que “todos os serviço mínimos serão cumpridos mas estará especialmente atento a todos os atos que violem a lei da greve, seja por parte dos poucos colegas que não vão aderir, seja por parte de outros profissionais que teimam em tentar boicotar a greve deste grupo profissional. Nestes casos o STSS agirá em conformidade”.