Festival de Órgão da Madeira hoje na igreja de São Martinho

João Vaz (foto Telma Veríssimo)
O Festival de Órgão da Madeira prossegue hoje na Igreja de São Martinho, no Funchal, com um concerto pelas 21h30.
Designado por “O Tesouro musical da Europa – Obras da biblioteca de D. João IV”, este concerto apresenta o Grupo “Cornetas & Sacabuxas de Lisboa”, com João Vaz no órgão, numa proposta musical muito diferenciada.
Fundada pelo Rei D. João IV, a Real Livraria de Música era a maior biblioteca musical do seu tempo. Totalmente destruída pelo terramoto de 1755, conhece-se apenas parte do seu Index. Usando réplicas de instrumentos da época, as Cornetas & Sacabuxas de Lisboa recriarão parte desse tesouro musical que, felizmente, sobreviveu noutros arquivos europeus, refere um comunicado da Secretaria Regional do Turismo e Cultura.
Depois do seu arranque, a 19 de Outubro, na Igreja do Colégio, passando pela Igreja de Nossa Senhora da Guadalupe, na freguesia do Porto da Cruz, pela Sé do Funchal, pela Igreja de São Pedro e, agora, pela Igreja de São Martinho, o Festival de Órgão da Madeira prossegue, até ao próximo domingo, com concertos na Igreja e Recolhimento do Bom Jesus (quinta-feira, dia 25 de Outubro), na Igreja de Nossa Senhora da Luz, na Ponta do Sol (sexta-feira, dia 26 de Outubro), na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, no Porto Santo, pela primeira vez (sábado, dia 27 de Outubro) e na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Machico (também no sábado, dia 27 de Outubro), encerrando, no domingo, dia 28 de Outubro, na Igreja e Convento de Santa Clara.