Museu de História Natural comemora 85 anos; hoje promove palestra na CMF

O Museu de História Natural do Funchal celebra, este mês, o seu 85º aniversário de actividade. É já neste âmbito que se realiza hoje, pelas 17 horas, na Sala da Assembleia Municipal do Funchal, uma conferência intitulada “O Museu de História Natural do Funchal e o conhecimento científico: A contribuição dos Conservadores ao longo de 85 anos”. A mesma terá como orador Ricardo Araújo. A conferência é aberta a toda a população.

O Museu de História Natural do Funchal foi formalmente criado pela Câmara Municipal do Funchal em 1929, e inaugurado no dia 5 de Outubro de 1933. Foi o primeiro museu a ser criado por uma entidade pública na Região e o mais antigo ainda em funcionamento. Assume-se como uma instituição de carácter científico e cultural, que visa proporcionar ao visitante o conhecimento da fauna, flora e geologia do arquipélago da Madeira.

O Museu tem em exposição, ao longo de seis salas, 78 espécies de peixes, 247 espécies de aves, 14 espécies de mamíferos, 3 espécies de tartarugas marinhas, 152 espécies de insectos e outros invertebrados, 19 espécies de plantas e uma colecção significativa de rochas, minerais e fósseis marinhos, todos colhidos na área do arquipélago da Madeira.

As colecções de estudo do Museu contabilizam hoje mais de 62 mil registos, representando mais de 200 mil espécimes oriundas do Arquipélago da Madeira e da Macaronésia, possuindo, neste momento, um quadro de nove conservadores, que mantêm uma actividade científica de relevo no contexto da Macaronésia.