O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e o da Câmara de Santa Cruz, Filipe Sousa, marcaram hoje presença na apresentação de projecto de sistema de regadio para o concelho de Santa Cruz, que contou também com a secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada.
Conforme o FN antecipadamente anunciou, a apresentação pública decorreu na Camacha, dando a conhecer a empreitada ‘Remodelação do Sistema de Regadio da ARM na Ilha da Madeira – Rede de Distribuição’, no valor de 6,7 milhões de euros (IVA incluído), co-financiada a 85% pelo PRODERAM 2020.
Esta intervenção realiza-se principalmente em canais secundários, que se encontram mais próximos dos terrenos agrícolas e dos regantes, visando reduzir perdas nos canais de rega e incrementar as condições de segurança.
São, no total, 27 intervenções, na Calheta, Câmara de Lobos, Funchal, Machico, Ponta do Sol, Santa Cruz, Santana e Ribeira Brava, abrangendo 56 quilómetros de canais de água de rega e cerca de 12.780 regantes, numa área agrícola de aproximadamente 1.620 hectares.
Na ocasião, o chefe do Executivo madeirense salientou a importância desta empreitada, que está a ser executada pela Águas e Resíduos da Madeira (ARM). Em Santa Cruz, toda esta obra envolve a reabilitação de aproximadamente 29 km de levadas, asseverou o governante.
“Vamos aproveitar para, através deste intervenção, minorarmos as perdas de água e melhorar a distribuição aos nossos agricultores”, garantiu. A empreitada, salientou, também concorre para a reabilitação do património da Região, oferecendo melhores condições de segurança nas levadas para todos aqueles que as percorrem, incluindo os turistas.
“É uma obra complexa que exige mão-de-obra intensiva. Prolongar-se-á durante mais um ano e meio. Pensamos que a execução da mesma aqui no concelho de Santa Cruz é mais uma demonstração de que o Governo está atento aos problemas prioritários deste concelho, dos seus habitantes e particularmente, dos seus empresários agrícolas”.