Tempestade Leslie vai mesmo mostrar a sua força na Madeira

A tempestade tropical Leslie vai chegar à Madeira neste fim-de-semana.

Haverá chuva, vento e agitação marítima.

No que se refere a agitação marítima, o Serviço Regional de Proteção Civil já colocou as costas sul e norte da Madeira em alerta laranja, neste sábado (dia 13), entre o meio-dia e a meia-noite.

As regiões montanhosas estarão em alerta amarelo no que toca a precipitação, entre as 9 da manhã de sábado e às 6 da manhã de domingo.

O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM recomenda as seguintes medidas de autoproteção para Chuva Forte:

  • Esteja atento aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se informado do evoluir da situação.
  • Em caso de inundação no interior de sua casa por excesso de chuva, contacte os Bombeiros locais e/ou o Serviço Municipal de Proteção Civil do seu concelho.
  • Ao conduzir nestas condições, reduza a velocidade, conduzindo com precaução devido a possíveis congestionamentos de tráfego. Tenha atenção aos lençóis de água que podem formar-se, não conduza ou estacione em zonas propícias a inundações.
  • Tenha em atenção a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a limpeza de inertes que possam ser arrastados.
    • Tenha em atenção que as estradas podem estar cortadas ou condicionadas

ao trânsito.

A foto a seguir ilustra o trajeto da tempestade em matéria de vento segundo as previsões desta tarde (17 horas) do National Hurricane Center (Centro Nacional de Furacões dos EUA).

Pode acompanhar em https://www.nhc.noaa.gov/graphics_at3.shtml?cone#contents.

Veja também aqui (https://www.windy.com/32.650/-16.909?rain,30.968,-18.149,7) o estado do tempo na Madeira nos próximos dias.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para a Madeira, para sábado, dia 13 de outubro de 2018:

Céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se muito nublado a partir da manhã.
Períodos de chuva ou aguaceiros a partir da manhã, que poderão ser localmente intensos e acompanhados de trovoada a partir da tarde especialmente na parte oeste da ilha da Madeira.
Vento moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se moderado a forte (30 a 50 km/h) e com rajadas até 90 km/h a partir do início da manhã e soprando forte (40 a 55 km/h) com rajadas até 110 km/h nas zonas montanhosas.

Para domingo, dia 14 de outubro:

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser localmente intensos e acompanhados de trovoada, em especial até ao final da manhã.
Vento moderado a forte (30 a 50 km/h) do quadrante sul, com rajadas até 90 km/h, soprando forte (40 a 55 km/h) com rajadas até 110 km/h nas zonas montanhosas, rodando para o quadrante norte a
partir da tarde, diminuindo gradualmente de intensidade.