Taxa de IMI com “mínimos recorde” no Funchal

CMF dia 11 de outubro
Cafôfo anuncia taxa recorde de IMI, nos 0,3%.

“O concelho do Funchal manterá a sua taxa de IMI nos valores mínimos de sempre, um recorde histórico de 0,3%. Esta revelação foi feita por Paulo Cafôfo, o presidente da Câmara, hoje o porta voz da reunião autárquica semanal.

Cafôfo lembra que “desde o início da nossa governação temos vindo, de forma responsável e consolidada, a descer a taxa desde os 0,35% até os 0,3% atuais, num esforço substancial para o Município, que abdica de 2,6 milhões de euros, no intuito de aumentar o rendimento disponível das famílias funchalenses.” Esta medida representa aq devolução de 2,85 milhões de euros aos funchalenses, no próximo ano

A par desta medida, o Executivo também aprovou uma deliberação que estabelece “benefícios para o chamado IMI familiar, para as famílias que tenham um, dois ou mais filhos. Esta medida representa, por si só, uma injeção de 250 mil euros a um universo de 8 mil famílias funchalenses.”

Segundo uma nota do gabinete de comunicação de Cafôfo, o autarca enalteceu que “o Funchal tem a taxa de IMI mais baixa a nível nacional e aplica todos os benefícios possíveis de serem aplicados em sede deste imposto municipal. A título de exemplo, nos 25 maiores municípios do país, só existem outros três que aplicam a taxa mínima de IMI, nomeadamente Lisboa, Vila Franca de Xira e Viseu, sendo que o Funchal aplica ainda o IMI familiar. É seguro dizer que, em termos de apoios às famílias, o Funchal é um exemplo para a Região e para o país.”